10 lugares para viajar sozinha no Brasil

Segundo uma pesquisa do Ministério do Turismo em 2017, cerca de 18% das mulheres entrevistadas estavam pretendendo viajar sozinhas. E você, já deixou de viajar por não ter companhia? Eu já! Mas, de uns tempos pra cá, tenho visto muitos relatos de viajantes solo que me dão coragem pra vencer essa barreira. Por isso, separei aqui 10 lugares para viajar sozinha no Brasil, caso você nunca tenha feito isso.

Existem vários receios em relação a nossa segurança quando pensamos em viajar sozinhas, né? Então, optei por destinos que tenham uma ótima infraestrutura turística, facilidade de locomoção e várias atividades interessantes pra fazer. Vem ver como ficou a lista!

1. Florianópolis (Santa Catarina)

Praia do Santinho

Você quer um destino praia? Então, coloque na sua lista: Florianópolis. Inclusive, já fiz um post aqui no blog sobre 10 praias em Florianópolis para você conhecer. A cidade tem mares para todos os gostos em diferentes partes da ilha. Alguns dos destaques são a Praia Brava, Praia da Lagoinha do Leste, Praia da Joaquina e Praia de Jurerê.

Na minha viagem, fiquei hospedada na parte Norte, então conheci mais aquela área. Por outro lado, queria ter desbravado melhor a parte Sul, que parece ser incrível.

Apesar de ter um trânsito um tanto caótico, Floripa apresenta facilidade de locomoção, porque o transporte público é todo interligado. Então, você não teria dificuldades de andar pra lá e pra cá pela cidade. 

2. Curitiba (Paraná)

Jardim Botânico em Curitiba

A capital do Paraná tem boa infraestrutura, transporte urbano organizado e é considerada segura. Ou seja, se encaixa nos principais motivos pra ser um dos lugares para viajar sozinha no Brasil!

Por lá, você pode conhecer o Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico, Parque Tanguá, Museu Paranaense, Feira do Largo da Ordem, Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib… enfim, atrações não faltam!

Curitiba tem a vantagem de ser uma cidade que proporciona fácil locomoção, já que tem o sistema BRT e a Linha Turismo que faz paradas em diferentes pontos turísticos. Se você puder, ainda dá pra conhecer Foz na mesma viagem!

3. Foz do Iguaçu (Paraná) 

Foz do Iguaçu

Mais um ótimo destino no Paraná pra você viajar sozinha é Foz do Iguaçu. É lá que estão as famosas Cataratas do Iguaçu, um dos lugares mais bonitos que já vi na minha vida.

Outros pontos turísticos imperdíveis são o Parque das Aves, Marco das 3 Fronteiras, Templo Budista Chen Tien, Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khattab e Usina de Itaipu.

Ainda dá pra conhecer a Ciudad del Este, no Paraguai, e fazer umas comprinhas. Você também pode visitar o lado argentino das cataratas e, assim, pisar em três países diferentes em uma única viagem! Incrível, né?

4. São Paulo 

Avenida Paulista em São Paulo

São Paulo não poderia deixar de estar na lista de 10 lugares para viajar sozinha, já que a cidade apresenta diferentes linhas de metrô que facilitam bastante o deslocamento, além de contar com diversas atrações turísticas e, muitas delas, gratuitas!

Durante a sua viagem, você pode visitar o Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil, o Beco do Batman, a Pinacoteca, o MASP e muito mais. À noite, você pode curtir os bares da Rua Augusta. É impossível ficar entediada nessa cidade multicultural.

5. Paraty (Rio de Janeiro)

Paraty: destino para viajar sozinha

Outro destino nacional incrível pra viajar sozinha é Paraty, que fica na Costa Verde do Rio de Janeiro. Por lá, você vai aprender muito sobre o passado do Brasil ao visitar o Centro Histórico da cidade.

Nele, você pode visitar igrejas, ateliês, lojinhas, restaurantes, bares. Também vai se encantar com as portas e janelas coloridas da região. 

Outras atrações envolvem a natureza, como passeios de escuna por ilhas e praias da cidade e diferentes cachoeiras, como a Pedra Branca e a do Tobogã. Se quiser, ainda é possível dar um pulinho em Trindade pra conhecer lugares como a Praia do Meio e a Praia do Caxadaço.

6. Ouro Preto (Minas Gerais) 

Ouro Preto em Minas Gerais

Ainda no Sudeste, um dos lugares recomendados para viajar sozinha é Ouro Preto, ideal pra quem gosta de visitar destinos históricos. O local é bem tranquilo e ainda tem a vantagem de se localizar numa região com um povo bem acolhedor, que é o mineiro.

Na cidade, você pode conhecer diferentes igrejas e museus, entre eles o Museu da Inconfidência e a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Além disso, vale a pena explorar as delícias da comida mineira e apenas caminhar pela cidade, observando as ruas estreitas e os casarões coloniais.

7. Bonito (Mato Grosso do Sul)

Bonito no Mato Grosso do Sul

Já no Centro-Oeste, um dos lugares mais incríveis para a prática do ecoturismo no Brasil é Bonito, com belíssimas cachoeiras, grutas e rios.

Por lá, as principais atrações são a gruta do Lago Azul, flutuação no Rio Sucuri e no Rio da Prata, cachoeira da Boca da Onça, enfim, são várias opções pra você se divertir e ter contato com a natureza, lembrando que os passeios são feitos por agências de turismo.

8. Jericoacoara (Ceará)

Jericoacoara

Outro destino para quem ama a natureza é Jericoacoara. O local é considerado um refúgio paradisíaco, com praias, dunas e trilhas. Por não ser urbanizada, essa região é perfeita pra quem quer fugir do caos da cidade grande.

Em Jeri, algumas das atrações são a Pedra Furada, a Lagoa de Tatajuba, a Lagoa do Paraíso e Praia do Preá. Nesta última, você ainda pode praticar o windsurf, a vela e o surf. 

9. Fernando de Noronha (Pernambuco)

Fernando de Noronha

Não tenho dúvidas que muitos brasileiros desejam conhecer Fernando de Noronha. Já imaginou se esse for o seu primeiro destino para uma viagem sozinha?! Incrível, né?

O lugar é muito bem cuidado, principalmente pelos moradores da ilha. Por isso, a preservação ambiental é um dos pontos mais importantes da região. 

Esse arquipélago é considerado um dos locais mais bonitos do Brasil, com praias incríveis como Baía do Sancho, Praias de Dentro, Praias de Fora e Praia do Boldró. Além disso, por ter uma boa infraestrutura turística, esse é um ótimo destino para uma viagem solo.

10. Jalapão (Tocantins)

Jalapão

Por último, temos Jalapão, paraíso natural de Tocantins. Quem ama a natureza certamente vai amar conhecer esse lugar.

É lá que estão os famosos fervedouros, que têm águas cristalinas e propriedades termais. Além de fervedouros, você também pode visitar diferentes cachoeiras e lagos pela região. Sem dúvidas, esse é um destino nacional imperdível.

Gostou da lista de 10 lugares para viajar sozinha no Brasil? Agora é só juntar a coragem e a determinação pra começar a planejar a sua viagem!

Falando nisso, se você quiser saber como planejar uma viagem, veja o artigo que escrevi sobre o assunto!

Deixe um comentário