Contato intenso com a natureza por meio de trilhas, cachoeiras, praias, animais, rios, lagos… Tudo isso te atrai? Então, certamente você deve curtir o ecoturismo no Brasil.
Esse estilo de viagem, também conhecido como turismo ecológico, possibilita que o viajante conheça a natureza de forma consciente, preservando o meio ambiente e contribuindo para o bem-estar dos nossos patrimônios naturais e culturais.
No Brasil, existem diversos destinos incríveis para praticar o ecoturismo, mas, neste texto, decidi separar apenas 12 deles.
1. Amazônia (AM)
Sem dúvidas, um dos principais polos do ecoturismo no Brasil é a Amazônia, que é a maior floresta tropical do mundo e uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.
A Amazônia passa por nove países da América do Sul e, ao longo do território, é possível ver rios, aldeias indígenas, cachoeiras, igarapés, manguezais, parques nacionais. Ou seja, é o paraíso daqueles que amam estar próximos da natureza.
Por lá, você pode visitar o Parque Nacional das Anavilhanas, uma unidade de conservação do arquipélago fluvial de Anavilhanas. Também é possível conhecer o Parque Nacional de Jaú, que engloba a bacia hidrográfica do Rio Jaú.
Além disso, um passeio imperdível é o Encontro dos rios Negro e Solimões. Para vivenciar essas experiências, o ideal é ir para Manaus e se hospedar na cidade.
2. Lençóis Maranhenses (MA)
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é outro lugar incrível para praticar o ecoturismo no Brasil.
As dunas rodeando lagoas cristalinas compõem a paisagem que mais se destaca quando alguém pensa nos Lençóis, né? Essa região é, realmente, incrível. A imensidão da natureza faz com que a gente se sinta um grãozinho de areia – aliás, um grãozinho bem sortudo por estar ali.
Você também pode conhecer mangues, praias, rios e se encantar por ver três diferentes biomas (da Caatinga, do Cerrado e da Amazônia) em um lugar só. Para visitar essa região, é possível se hospedar em Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro.
3. Fernando de Noronha (PE)
Atire a primeira pedra quem nunca sonhou em ir para Fernando de Noronha. Se você curte o ecoturismo no Brasil, não tenho dúvidas que já pensou em visitar esse paraíso pernambucano.
Com a vida marítima bem rica e águas cristalinas, Fernando de Noronha preserva muito bem o seu ecossistema. Por isso, inclusive existe uma restrição no número de visitantes e uma taxa diária de preservação cobrada para os turistas.
Durante a viagem, você conhece praias incríveis, como a Baía do Sancho, que já ganhou, várias vezes, o título de praia mais bonita do mundo. Além disso, é possível mergulhar com golfinhos, tartarugas e tubarões. Outros esportes comuns por ali são o surfe e o snorkeling.
Existem também passeios de buggy e de barco, assim como algumas trilhas para acessar os cenários paradisíacos desse lugar. Para chegar até Fernando de Noronha, é necessário pegar um voo a partir de Natal ou Recife.
4. Chapada dos Veadeiros (GO)
Agora chegou a hora de falar sobre as chapadas brasileiras. Uma delas é a dos Veadeiros, localizada em Goiás. Por lá, cânions, cachoeiras e rios compõem a paisagem desse grande parque que tem mais de 65 mil hectares.
Nesse local ainda existem animais ameaçados de extinção, como o cervo do Pantanal e a onça pintada. Por isso, é um ótimo destino para os amantes do ecoturismo no Brasil. Você pode conhecer uma formação rochosa que data de mais de um bilhão de anos, como o Vale da Lua, e nadar em piscinas naturais como a que existe na Cacheira Santa Bárbara.
Além do ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros também chama a atenção pelo esoterismo, porque se localiza na mesma latitude que Machu Picchu. Aliás, dizem que o local é ideal para curas espirituais.
Para conhecer a região, é necessário percorrer 200 km a partir de Brasília e chegar até o município de Alto Paraíso.
5. Chapada Diamantina (BA)
A Bahia também abriga uma das principais chapadas brasileiras, que é a Diamantina. Considerada um dos melhores pontos de ecoturismo no Brasil, o lugar tem de tudo: trilhas, rios, grutas, cavernas, cachoeiras, desfiladeiros e montanhas.
Alguns dos destaques são a Cachoeira da Fumaça, que tem 400 metros de altura, e os poços Encantado e Azul, com águas cristalinas. A região também abriga sítios arqueológicos e até um Mini Pantanal.
Para chegar até a Chapada, você deve seguir para o município de Lençóis. É possível tanto pegar um voo para lá quanto ir de carro a partir de Salvador.
6. Chapada das Mesas (MA)
Localizada no Maranhão, a Chapada das Mesas vem sendo mais visitada ao longo dos últimos anos. Esse parque nacional conta com formações rochosas de mais de 60 milhões de anos – em formato de mesas, dando origem ao nome da Chapada.
Por lá, você pode conhecer o Rio Tocantins, um divisor natural de Tocantins e Maranhão, o Santuário da Pedra Caída, que reúne desde cachoeiras aos cânions. Há, ainda, diferentes opções de trilhas para quem gosta de trekking.
Para visitar a Chapada das Mesas, o acesso costuma ser pelo município de Carolina. No entanto, também é possível se hospedar no município de Imperatriz.
7. Jalapão (TO)
O Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, é um dos principais destaques do ecoturismo no Brasil. Nesse local, é possível conhecer os famosos fervedouros do Jalapão, que são nascentes de rios subterrâneos, formando piscinas naturais onde as pessoas não afundam. Incrível, né?
Existem também cachoeiras, como a Cachoeira da Velha, e formações rochosas de milhares de anos, como a Pedra Furada, que reserva um pôr do sol maravilhoso.
Se você quiser ver tudo isso bem de perto, saiba que o acesso até o Jalapão é um pouco complicado. Primeiro é necessário pegar um voo até Palmas. Depois, você deve alugar um carro ou contratar uma agência para ir até o parque, percorrendo cerca de 190 quilômetros, lembrando que as estradas da região são precárias.
8. Bonito (MS)
O nome já explica tudo. Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos destinos mais desejados por quem gosta do ecoturismo no Brasil. A região reserva rios com águas cristalinas e azuladas, cachoeiras, grutas e cavernas.
Alguns dos destaques do lugar são a Gruta da Lagoa Azul, Rio da Prata, Rio Sucuri, Lagoa Misteriosa e Cachoeira da Boca da Onça. Além disso, Bonito é o lugar ideal para fazer rapel, trekking, mergulho, boia cross e rafting.
Para conhecer Bonito, geralmente, os turistas voam até Campo Grande e, de lá, pegam alguma condução até a cidade.
9. Ilhabela (SP)
O litoral norte de São Paulo também é uma ótima opção de ecoturismo no Brasil e o destaque fica por conta de Ilhabela. Esse arquipélago conta com 15 ilhas e 40 praias que são rodeadas de montanha e Mata Atlântica.
Por lá existem praias badaladas, como a do Curral, e outras mais selvagens, como a dos Castelhanos. Você também pode escalar o Pico do Baepi, que tem mais de 1.000 metros de altitude. Outro passeio incrível é o mergulho por alguns dos 23 navios naufragados na região.
Além das praias, Ilhabela também tem cachoeiras, como a da Lage a dos Três Tombos. Para fazer essa viagem, basta ir até Ilhabela de carro ou ônibus a partir da capital e, em seguida, pegar a balsa.
10. Pantanal (MT/MS)
Entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul existe o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, que tem 132 mil hectares.
Essa região tem um bioma bem diverso, com mais de 400 espécies de aves, mais de 100 mamíferos e mais de 100 anfíbios. Aliás, é possível fazer trilhas e travessias em locais onde você pode ver animais silvestres, entre eles os jacarés, os cervos e as onças pintadas.
Infelizmente, a queimada do Pantanal em 2020 afetou gravemente o bioma da região, que já foi o mais bem preservado do país. Em poucos meses, o local perdeu áreas 10 vezes maiores que o tamanho perdido ao longo de 18 anos – 2,1 km² de 2000 a 2018, já em 2020 a área perdida foi de 23 mil km².
11. Foz do Iguaçu (PR)
A Região Sul também é palco do ecoturismo no Brasil. Nesse caso, Foz do Iguaçu é o principal local, abrigando as Cataratas do Iguaçu, que é uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.
O Parque Nacional do Iguaçu tem mirantes para as cataratas e até passeios de barco para que os turistas passem embaixo das quedas d’água. Também é possível fazer outras atividades, como rapel e rafting.
Você também pode conhecer o Parque das Aves, que tem viveiros com diferentes espécies de aves. Então, os visitantes caminham ao lado de animais como araras azuis. O acesso a Foz do Iguaçu é bem fácil, pois saem voos para a cidade a partir de diferentes pontos do país.
12. Itacaré (BA)
Itacaré, no sul da Bahia, é um dos maiores destaques do ecoturismo no Brasil. As enseadas rodeadas de montanhas verdes são o cartão-postal da região.
Por lá, existem várias atividades, como tirolesa, parapente, arvorismo, mountain bike, trilhas, surfe, caiaque, rafting e stand up paddle.
Uma trilha recomendada na região dura aproximadamente 40 minutos, partindo da Praia da Ribeira em direção à Prainha. Há várias praias desertas por lá, como a Engenhoca, Itacarezinho e Havaizinho.
Além disso, você pode ver cachoeiras, dunas e falésias nesse paraíso natural baiano. Para chegar até lá, o ideal é ir para o aeroporto de Ilhéus, que fica a 70 quilômetros de distância de Itacaré.
Viu como o ecoturismo no Brasil tem várias opções incríveis de destinos para conhecer? O nosso país é rico em belezas naturais, então vale muito a pena visitá-las, mas com consciência e pensando sempre na preservação desses locais.
Em muitos desses lugares, o ideal é contratar um aluguel de carro para fazer os deslocamentos. Nesse caso, recomendo a Rentcars, que tem as alternativas com melhor custo-benefício. Se você fizer o aluguel pelo meu link, eu ganho uma pequena comissão, você não paga nada a mais por isso e ainda me ajuda a manter o blog!