O que fazer em São Luís? Roteiro rápido pela cidade

São Luís

Além dos Lençóis Maranhenses, o Maranhão tem outros atrativos que merecem ser visitados. Por isso, antes ou depois de ir para os Lençóis, vale a pena saber o que fazer em São Luís e, assim, aproveitar alguns dias na capital.

Essa cidade é a única capital no Brasil que foi fundada por franceses, no ano de 1612. Depois, foi invadida por holandeses e colonizada pelos portugueses. Essa colonização tem marcas ao longo do Centro Histórico, onde existem diversos casarões com os famosos azulejos portugueses.

Devido à sua importância e beleza singular, conhecer a capital é parada obrigatória para quem deseja viajar para o Maranhão. Por isso, vou dar algumas dicas sobre o que fazer em São Luís.

Onde se hospedar?

Como os principais pontos turísticos de São Luís estão no Centro Histórico, recomendo que você escolha uma hospedagem nessa área. 

Minha família e eu ficamos em um casarão colonial por lá e foi ótimo, porque conseguimos conhecer todo o centro a pé, então não usamos transportes durante a estadia na capital.

Durante a viagem para o Maranhão, ficamos seis dias nos Lençóis Maranhenses e dois dias e meio em São Luís, mas cometemos um erro que você não pode fazer: fomos para a capital em um domingo, mas os museus fecham cedo nesse dia. 

Já na segunda, eles nem abrem, ou seja: não conseguimos ver nenhum museu, porque fomos embora na terça, no horário do almoço. Então, quando planejar a sua viagem, não se esqueça desse detalhe.

O que fazer em São Luís?

Você não precisa passar longos dias na capital maranhense para conhecê-la bem quanto aos pontos turísticos, já que eles estão próximos uns dos outros e é possível visitar muitos deles em apenas dois dias ou até mesmo um.

A seguir, veja as dicas que separei sobre o que fazer em São Luís, caso você fique poucos dias na cidade.

Feirinha da Praça Benedito Leite

Feirinha de Domingo em São Luís

Assim que chegamos a São Luís, o proprietário do casarão informou que, aos domingos, acontece uma feirinha bem bacana na Praça Benedito Leite, então fomos para lá.

Também conhecida como Feirinha de Domingo, esse evento reúne barracas de artesanato, roupas e comida, além de haver apresentações de música e dança.

Quando fomos, a apresentação era comemorativa ao Dia da Mulher, então, no palco, várias mulheres estavam tocando instrumentos e cantando. Para nós, foi um ótimo presente de boas-vindas!

Nessa feirinha, eu finalmente experimentei o arroz de cuxá (camarão, vinagreira, farinha de mandioca, arroz e pimenta-de-cheiro), que tanto ouvi falar na minha estadia em Barreirinhas, mas só consegui provar em São Luís – não como carne, então não foi nada fácil achar esse prato sem camarão.

A Feirinha da Praça Benedito Leite funciona das 9h às 15h, em todos os domingos, e a entrada é gratuita.

Palácio dos Leões

Parte interna do Palácio dos Leões em São Luís

Atualmente, o Palácio dos Leões é a sede do governo estadual. Logo na fachada, o lugar impressiona com duas esculturas grandes de leão.

É possível fazer uma visita guiada, que dura cerca de 30 minutos, para conhecer uma parte interna do palácio. Nela, o guia explica sobre a história do lugar e mostra as porcelanas, pratarias, quadros, móveis e esculturas. 

O prédio faz parte do Forte de São Luís e foi construído em 1612, mas reconstruído diversas vezes. De lá, você ainda tem uma bela vista da cidade.

Vista do Palácio dos Leões

A visita guiada é gratuita e acontece de terça a domingo. De terça a sexta, é das 9h às 18h. Já no sábado e no domingo, ocorre das 9h até as 17h.

Teatro Arthur Azevedo

Teatro Arthur Azevedo

Não tem como falar sobre o que fazer em São Luís sem citar o Teatro Arthur Azevedo. Ele é o segundo teatro mais antigo do Brasil, cuja inauguração aconteceu em 1817, foi construído por causa do dinheiro gerado com o ciclo do algodão no Maranhão e recebeu o nome do escritor maranhense apenas em 1921.

As visitas guiadas são gratuitas e completas, então os visitantes podem conhecer toda a área interna do teatro, incluindo o palco, os camarins, a parte técnica e os assentos em diferentes andares.

Assim, foi possível ver o teatro sob diferentes pontos de vista e ele, realmente, é magnífico, então recomendo muito esse passeio. Para conhecer o local, esteja atento aos horários: as visitas acontecem de terça a domingo, das 14h e às 17h.

Rua Grande

Rua Grande em São Luís
Fonte: IPHAN

Ainda que você não tenha a pretensão de fazer compras na capital, vale a pena conhecer a Rua Grande que, assim como os locais anteriores, fica no Centro Histórico. 

Esse é um importante centro comercial da cidade, onde você pode encontrar de tudo: roupas, acessórios para o celular, objetos para a casa e muito mais. A rua é bem charmosa e eu lembro de ficar encantada com a arquitetura de alguns prédios. As Lojas Americanas, por exemplo, tinham a cor rosa na parte externa e a arquitetura remetia a um casarão antigo.

Outra característica que me chamou a atenção foi o modo como os vendedores tentavam atrair os clientes. No Rio, onde eu moro, é comum que eles gritem, falem para as pessoas entrarem nas lojas. 

Nessa rua, os vendedores não falavam nada, apenas batiam palmas e, no começo, minha família e eu não entendemos nada. Minha irmã até ficou brincando comigo, dizendo que esse era o emprego perfeito pra mim, porque eu realmente tenho mania de bater palmas do nada.

Outros passeios

Tanto no Centro Histórico quanto em outras partes da cidade, fora os lugares que visitei, existem mais opções gratuitas sobre o que fazer em São Luís, como:

  • Casa do Maranhão, onde estão reunidos itens relacionados à tradição do estado, como o Bumba Meu Boi;
  • Catedral de São Luís, também conhecida como Igreja da Sé;
  • Casa do Tambor de Crioula, centro cultural voltado para essa dança de origem africana;
  • Museu do Reggae, lembrando que esse é um dos ritmos musicais mais queridos da região;
  • Espigão Costeiro, onde está o letreiro “Ilha do Amor” e muitas pessoas gostam de assistir ao pôr do sol por lá;
  • Lagoa do Jansen, que tem diferentes bares no entorno.

Ainda que existam praias na capital maranhense, elas não estão próprias para o banho. Então, deixe para se banhar nas águas do Maranhão quando for para os Lençóis. Outra opção é conhecer cidades vizinhas, como São José do Ribamar e Raposa.

Como você pôde ver, é possível conhecer a capital maranhense em poucos dias, já que os atrativos turísticos não são muitos e estão próximos uns dos outros. Então, anote essas dicas sobre o que fazer em São Luís e comece a programar uma viagem para conhecer essa cidade!

Se você gostou deste conteúdo, acredito que tenha interesse em saber como comprar passagem aérea barata, então confira o infográfico sobre o assunto!

Deixe um comentário