Santa Teresa (Rio de Janeiro): bairro carioca mais charmoso

santa teresa rio de janeiro

Casarões antigos, muros e postes decorados com arte de rua, vários bares e restaurantes, o famoso bondinho, vistas incríveis da Cidade Maravilhosa… Tudo isso você pode encontrar em Santa Teresa (Rio de Janeiro).

Sem dúvidas, acho que esse é o bairro mais charmoso do Rio – e muita gente concorda comigo, viu? É bem fácil se apaixonar por ele.  Neste artigo, vou contar um pouco sobre a história desse lugar, como você pode chegar lá e o que fazer por Santa Teresa.

História de Santa Teresa (Rio de Janeiro)

O bairro surgiu ao redor do Convento de Santa Teresa, criado no século XVIII. O local passou a receber imigrantes europeus e se tornou um dos bairros mais chiques da cidade, com casarões e mansões que podem ser vistos até hoje.

Por estar numa região fresca e mais distante do centro urbano, existiam doenças que não chegavam até lá e uma delas era a febre amarela. Por isso, aproximadamente em 1850, muitas pessoas foram pra Santa Teresa (Rio de Janeiro) com o objetivo de fugir da epidemia da febre amarela.

Pouco tempo depois, em 1896, o bondinho elétrico foi inaugurado e o bairro se desenvolveu bastante, inclusive se tornou lar de vários artistas, como Pixinguinha, Selarón e Carmem Miranda.

Como chegar em Santa Teresa (Rio de Janeiro)

bondinho de santa teresa

Existem várias formas de ir pra Santa Teresa, mas se você quiser turistar e ter uma experiência diferente, então pode pegar o bondinho. O valor é de R$20, incluindo a ida e a volta. 

A estação inicial é na Rua Lélio Gama, que fica bem perto da estação do metrô Carioca. Dá uma olhada nos horários de funcionamento no site oficial dos Bondes de Santa Teresa. Se você quiser economizar, é possível ir andando da Lapa até Santa Teresa. Nesse caso, o ideal é descer na estação do metrô Cinelândia.

Também existem linhas de ônibus que vão até o bairro. Pra entender qual seria o trajeto e quais ônibus você poderia pegar, indico que veja o Moovit. Mas se você prefere conforto e praticidade, existe a possibilidade de pegar um uber até Santa Teresa.

O que fazer em Santa Teresa (Rio de Janeiro)

Se você estiver programando uma viagem pro Rio, reserve pelo menos um dia inteiro pra Santa Teresa. Sério, ela merece! Olha só o que você pode fazer por lá.

Parque das Ruínas

Em 1946, a aristocrata Laurinda Santos Lobo faleceu e não deixou herdeiros, então o palacete que pertencia a ela originou o Parque das Ruínas, que é um dos melhores passeios gratuitos no Rio.

Por lá, acontecem eventos e exposições, e você ainda tem uma vista privilegiada da cidade. No entanto, por causa da pandemia, o lugar está fechado.

Largo do Curvelo 

Largo do Curvelo em Santa Teresa Rio de Janeiro

Se você já pesquisou sobre Santa Teresa (Rio de Janeiro) na internet, certamente já viu alguma foto do Largo do Curvelo, porque é um dos pontos mais famosos do bairro.

Esse lugar homenageia o Barão de Curvelo, antigo morador de Santa Teresa. Hoje em dia, é passagem obrigatória de um dos blocos mais conhecidos do Rio, que é o Carmelitas, além de também ser uma das paradas do bondinho.

Mirante do Rato Molhado

Mirante do Rato Molhado em Santa Teresa

Não disse que Santa Teresa tem vistas incríveis? Uma delas pode ser encontrada no Mirante do Rato Molhado, de onde dá pra ver a Ponte Rio-Niterói, o aeroporto Santos Dumont, a Marina da Glória e outros pontos do Rio.

Bonzolândia

As pessoas do bairro são um show à parte e, por isso, você precisa prestar atenção nelas. Por lá, existe um artista chamado Getúlio, que criou a Bonzolândia, um atelier com obras de materiais recicláveis. É maravilhoso observar as artes dele e ver como o belo pode ser criado a partir do que muitas pessoas veem como lixo.

Largo dos Guimarães

Outro largo famoso do bairro é o dos Guimarães, que funciona como um centrinho de Santa Teresa. Por ali, você pode encontrar uma boa variedade de opções gastronômicas, então fica a dica caso a fome bata eventualmente.

Bar do Gomes

Falando em fome, se você quiser conhecer um dos bares mais famosos do bairro, não deixe de ir ao Bar do Gomes, também chamado de Armazém São Thiago.

O local foi construído em 1919, ou seja, tem mais de 100 anos. De fato, funcionava como um armazém, mas atualmente é um bar bem querido pelos moradores.

Bar do Mineiro

Outro bar famoso no bairro é o do Mineiro, que costuma ficar lotado. Aliás, muita gente pede cerveja e fica na calçada mesmo. O lugar também é conhecido pela feijoada de sábado, então, se você for fã de cerveja e feijoada, provavelmente vai curtir esse point.

Escadaria Selarón

Escadaria Selarón

Apesar de estar mais na Lapa que em Santa Teresa, vou incluir a Escadaria Selarón nesta lista, porque vale muito a pena visitá-la. Esse é um dos principais pontos turísticos da cidade, construído pelo artista chileno Selarón com mais de 2.000 azulejos espalhados pelos 215 degraus da escadaria. O lugar é lindíssimo e com certeza você vai gostar!

Artes de rua

Arte de rua em Santa Teresa Rio de Janeiro

É impossível falar de Santa Teresa sem citar as artes de rua que decoram o bairro inteiro. Você pode vê-las nas paredes, nos postes… na verdade, pode vê-las em qualquer lugar. Além de deixarem o bairro ainda mais charmoso, essas artes, muitas vezes, são políticas, o que faz Santa Teresa se tornar um lugar ainda mais diferenciado.

Largo das Neves

O Largo das Neves é um lugar que lembra o Rio Antigo, sendo marcado por uma praça rodeada de casarões com mais de 150 anos.  Por ali também fica a Igreja de Nossa Senhora das Neves, recentemente reformada, de onde você consegue ter uma vista maneira do centro do Rio, incluindo o sambódromo.

Existem diversos motivos pra visitar Santa Teresa (Rio de Janeiro) e eu só citei alguns deles. Então, se estiver programando uma viagem pra Cidade Maravilhosa, não deixe de incluir esse bairro no seu roteiro.

Recomendo também que você dê um pulinho na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, outro lugar maravilhoso no estado. Saiba mais no artigo!

Deixe um comentário