4 exemplos de parques nacionais ao redor do mundo

exemplos de parques nacionais

Por causa da pandemia, muitas pessoas começaram a valorizar mais os passeios ao ar livre e pensar em visitar destinos de natureza quando a situação melhorar, então acho super válido trazer aqui exemplos de parques nacionais pelo mundo.

O conceito de parque nacional foi criado nos Estados Unidos, no final do século XIX, com o objetivo de preservar a natureza. Hoje em dia, esse tipo de lugar é bastante procurado pelos amantes do ecoturismo.

Então, pra você começar a planejar a sua viagem pra algum destino que ofereça isso, veja estes 4 exemplos de parques nacionais!

1. Serengeti (Tanzânia)

Parque nacional do Serengeti na Tanzânia

O Serengeti é um parque nacional da Tanzânia, na África, que foi um dos primeiros lugares escolhidos como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. 

Por lá acontece uma migração gigantesca dos gnus, que são parentes de animais como os bovinos. Cerca de dois milhões de gnus percorrem 800 km e essa é a maior migração de mamíferos do planeta Terra, olha que incrível!

Então, muitos visitantes vão pro Serengeti justamente pra ver essa migração acontecendo, mas esse parque também tem vários outros atrativos, incluindo animais de várias espécies como leão, hiena, elefante, rinoceronte, leopardo, enfim, é muito bicho que você pode encontrar por lá.

E Serengeti tem outro fato interessante: ancestrais de humanos, conhecidos como Australopithecus afarensi, viveram nesse lugar por quase 4 milhões de ano. Hoje em dia, o parque ainda tem várias tribos indígenas e a mais famosa delas é a tribo Maasai.

Os Maasai estão na África Oriental, mais especificamente na Tanzânia e no Quênia. O estilo de vida deles é bem diferente do nosso, porque dividem o tempo entre procurar fontes de água e cuidar do pasto do gado.

2. Torres del Paine (Chile)

Torres del Paine no Chile, um dos exemplos de parques nacionais pelo mundo

Já na América do Sul, temos um dos exemplos de parques nacionais mais interessantes do mundo, que é Torres del Paine, na Patagônia chilena. Esse é um lugar dominado por paisagens absurdamente lindas. Tem lagoa de cor azul esverdeada, tem montanhas, tem geleiras. Tudo isso te deixa de boca aberta.

Por lá, você pode fazer diversas trilhas e até circuitos que duram dias. Existe uma trilha que dura o dia todo e te leva até a base das Torres. Outra opção de caminhada é o circuito W, que é o que eu queria muito fazer, demorando mais ou menos 5 dias. 

Sim, gente, é muita coisa! Você tem que acampar no parque, claro, e toda essa experiência deve ser muito desafiadora, né? Mas com certeza é uma experiência incrível. Existe também o circuito O, que leva 8 dias. Você encararia um negócio desse? Eu acho que a pessoa precisa ter muita disposição e um condicionamento físico excelente pra fazer isso.

3. Yellowstone (Estados Unidos)

Yellowstone nos Estados Unidos

Agora vamos falar de Yellowstone, nos Estados Unidos, que é o parque nacional mais antigo do mundo. Ele foi criado em 1872 e recebe 3 milhões de turistas por ano! Coisa pra caramba, né?

E esse lugar realmente é surreal. Lá tem lago com água cristalina, desfiladeiros, mas a grande atração mesmo fica por conta dos gêiseres que existem no parque. O gêiser é uma fonte termal de onde sai jato d’água e muitas pessoas visitam esse parque pra ver essa erupção acontecer. 

Yellowstone também tem vários bichinhos incríveis que nós não encontramos por aqui, como ursos, bisontes, lobos, alces, raposas. Por isso, quem ama a natureza com certeza vai amar esse lugar.

Se você tem interesse em conhecer mais exemplos de parques nacionais nos Estados Unidos, então recomendo que assista ao documentário National Parks Adventure. Ele está disponível na Netflix e foi lançado em comemoração ao centenário dos parques nacionais dos EUA, mostrando lugares incríveis como Yellowstone e Yosemite.

4. Vatnajökull (Islândia)

Vatnajökull, um dos exemplos de parques nacionais na Islândia

Dando um salto para a Europa, vale a pena saber mais sobre Vatnajökull, que fica na Islândia e é o maior parque nacional do continente europeu. É lá que fica a geleira Vatnajökull, que cobre 8% da Islândia e é a maior calota polar em volume na Europa.

Esse parque tem uma biodiversidade incrível, porque você pode conhecer praia com areia preta, cachoeira, caverna de gelo, campos verdes, cânions e muito mais. 

Se você quiser, por lá também dá pra escalar o pico mais alto da Islândia. Apesar de eu não ser nem um pouco fã do frio, eu tenho curiosidade em conhecer a Islândia, porque já vi que as belezas naturais desse país realmente são muito lindas.

Viu só como o mundo tem várias belezas naturais incríveis e diferentes exemplos de parques nacionais que merecem ser visitados? Então, já coloque esses lugares na sua listinha de futuras viagens!

Gostou deste artigo? Para acompanhar mais conteúdo de viagem, me siga nas redes sociais. Estou no Instagram e no YouTube.

Deixe um comentário