O inverno já tá batendo na porta e você pensa em dar uma escapada pra algum destino brasileiro? Então caiu no post certo, porque vou falar de 5 lugares frios para viajar no Brasil.
Apesar de não ser fã do frio, sei que muita gente adora ele e, inclusive, ama curti-lo em um lugar no meio da natureza pra poder praticar o ecoturismo. Por isso, vou mostrar alguns destinos no Sul e no Sudeste que certamente vão te encantar em uma viagem durante o inverno.
1. Itatiaia (Rio de Janeiro)
Itatiaia combina com pessoas que procuram a diversão no ecoturismo. Por lá, existe o primeiro parque nacional do país, que é o Parque Nacional do Itatiaia, criado em 1937.
Então, não faltam opções de trilhas, cachoeiras, picos, rios e mirantes pra você conhecer. Muitas pessoas até preferem acampar no local pra aproveitar tudo isso com mais calma.
Uma das atrações do parque é a Piscina Natural do Maromba, que fica a mais de 1.000 metros de altitude e tem águas bem tranquilas, porém super geladas. Quanto às cachoeiras, a mais famosa é a Véu da Noiva – considerada a mais bonita também –, contando com uma queda d’água de 40 metros de altura.
Já se você quiser fazer trilhas, uma boa opção é a Trilha dos Três Picos, que dura praticamente o dia todo. Nela, você passa por dentro da Mata Atlântica e, ao final, dá de cara com uma vista panorâmica do parque, da Serra da Mantiqueira, entre outros lugares.
Mas muitas pessoas procuram Itatiaia como um dos lugares frios para viajar no Brasil por causa do Pico das Agulhas Negras. Ele é o ponto mais alto do estado do Rio e o quinto mais alto do Brasil, com 2.791,55 metros de altitude. E aí, você iria encarar uma trilha desse nível?
2. Ibitipoca (Minas Gerais)
Quer fugir da agitação urbana e ter contato com a natureza? Então Ibitipoca é uma ótima opção de lugares frios para viajar no Brasil. Esse pequeno paraíso da Serra da Mantiqueira é muito encantador e com certeza você vai querer voltar mais vezes.
O destaque do lugar fica por conta do Parque Estadual de Ibitipoca, que se localiza a 1.500 metros de altitude e foi fundado em 1973. É importante falar que o parque é bem preservado e tem trilhas sinalizadas.
Por lá, existem três trilhas principais, conhecidas como circuitos. O Circuito Janela do Céu é o mais famoso, contando com 16 km (ida e volta) e duração total de 6h. Pois é, a trilha não é para iniciantes. Outra opção é o Circuito das Águas, que tem 5 km no total, então é o mais tranquilo de todos. Já o Circuito Pico do Pião tem 11 km (ida e volta), com duração de 5h.
Durante as trilhas, você pode conhecer grutas, cachoeiras, piscinas naturais, paredões rochosos, enfim, o parque é um verdadeiro espetáculo da natureza.
3. Curitiba (Paraná)
Fugindo um pouco de lugares que ficam no meio do mato, vamos para Curitiba, que é uma das capitais brasileiras mais modernas.
A cidade é muito procurada no inverno, mas tem o clima frio praticamente o ano inteiro. Então, se você curte temperaturas baixas, Curitiba pode ser uma boa opção. Além disso, o lugar é considerado seguro, tem uma ótima infraestrutura e o transporte público é bem organizado.
Ainda que não fique na natureza, Curitiba é uma cidade bem arborizada, contando com 30 parques espalhados pela região, cujos destaques são o Jardim Botânico e o Parque Tanguá. Outras atrações turísticas são o Museu Oscar Niemeyer, a Feira do Largo da Ordem e a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib.
4. Urubici (Santa Catarina)
A Serra Catarinense também reserva ótimos lugares frios para viajar no Brasil. Um deles é Urubici, com belezas naturais impressionantes. Por lá, você pode ver montanhas, cavernas, cachoeiras, cânions e muito mais.
Até mesmo no verão é possível encontrar temperaturas bem baixas em Urubici, então, se você realmente ama frio, já sabe pra onde ir.
No Morro da Igreja, existe o registro de neve em quase todos os anos durante o inverno. A partir do alto desse morro, você ainda consegue ver o litoral sul catarinense e a Pedra Furada, uma escultura natural com uma abertura de 30 metros de circunferência.
Em relação às cachoeiras, existe a Cascata do Avencal, que tem 100 metros de queda livre e pode ser visitada pela parte de cima e pela parte de baixo. Outra opção é a Cascata Véu da Noiva, que também tem uma vista incrível.
Você ainda pode conhecer o Cânion Espraiado, que tem 1.500 metros de altitude e é cercado por penhascos e cachoeiras. Então, se você tá procurando trilhas pra fazer na Serra Catarinense, essa é uma ótima opção.
5. Cambará do Sul (Rio Grande do Sul)
Falando em cânions, não posso deixar de citar a pequena cidade de Cambará do Sul, que fica na Serra Gaúcha. Conhecida como a Terra dos Cânions, é em Cambará do Sul que você pode conhecer os famosos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza.
O Cânion do Itaimbezinho fica no Parque Nacional Aparados da Serra, contando com trilhas bem sinalizadas e alguns trechos até são pavimentados. A trilha mais conhecida é a do Vértice, que não exige muito esforço físico. Existe também a Trilha do Rio do Boi, que é mais complexa e dura quase o dia todo. Além disso, é a única que tem áreas liberadas para banho.
Já o Cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral. A principal trilha é a do Mirante, que tem apenas 2 km e, lá em cima, é possível ter uma vista incrível dos paredões rochosos.
Como você pôde ver, existem várias opções incríveis de lugares frios para viajar no Brasil, principalmente em meio à natureza. Somos muitos sortudos por morar em um país com tantas belezas naturais, não é mesmo?
Se você gosta deste tipo de conteúdo, não deixe de me seguir nas redes sociais! Estou no Instagram e no YouTube.
Já estive nos 5 e concordo plenamente, lugares muito lindos e frios. Recomendo.
Obrigada pelo seu feedback!