Centro Cultural Parque das Ruínas: arte, cultura e paisagens lindas

parque das ruinas

O Centro Cultural Parque das Ruínas é uma ótima opção de passeio gratuito pra fazer no Rio. Por lá, você vai ver paisagens lindas da cidade, observar a arquitetura única do lugar e apreciar a arte.

Antigamente, o Parque das Ruínas era a casa de Laurinda Santos Lobo, mas, décadas após a morte dela, o local se transformou nesse espaço cultural que atrai várias pessoas de dentro e de fora do Rio.

Neste artigo, você vai saber onde fica, como chegar e o que fazer no Centro Cultural Parque das Ruínas. Acompanhe a leitura para saber mais!

Onde fica e como chegar ao Centro Cultural Parque das Ruínas?

O Parque das Ruínas fica no bairro de Santa Teresa, na zona central da cidade. O endereço completo é: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa/RJ.

Durante a pandemia, pra entrar lá, você precisa agendar a visita pelo site. O local tá funcionando de quinta a domingo, das 9h às 16h.

Pra chegar no Centro Cultural Parque das Ruínas, existem diversas opções, mas a que eu usei foi o metrô. Eu desci na estação da Glória e andei até lá, mas já aviso que o percurso pode ser cansativo, porque é uma subida. Demorei mais ou menos 20 minutos pra chegar no parque.

O que fazer no Centro Cultural Parque das Ruínas?

Centro Cultural Parque das Ruínas

Como já adiantei, antes de se tornar o Parque das Ruínas, o palacete foi a casa de Laurinda Santos Lobo durante as primeiras décadas do século XX.

Nesse local, ela reunia intelectuais e artistas, então manifestações artísticas e debates políticos estavam sempre acontecendo ali.

Aliás, várias personalidades famosas frequentavam esses eventos, como Tarsila do Amaral e Villa Lobos. Então, esse espaço conta muita história e é bem interessante imaginar esses acontecimentos enquanto você está lá.

Além disso, a própria arquitetura do Centro Cultural Parque das Ruínas é um marco, incluindo resquícios das paredes originais com tijolos, plantas e imagens da Laurinda nos vidros. Ao todo, o lugar tem três andares oficiais pra você explorar.

Fora o palacete, o espaço também tem uma galeria de arte, onde acontecem exposições, e um teatro. Quando eu fui, o teatro estava fechado.

Na área externa, existe até um parquinho para as crianças e para a terceira idade. Antigamente, também existia um café, mas, por conta da pandemia, ele tá fechado. Inclusive, antes da pandemia, no Centro Cultural Parque das Ruínas aconteciam alguns eventos. Provavelmente, depois que a pandemia passar, eles vão voltar.

Um dos pontos mais interessantes desse lugar, sem dúvidas, fica por conta das paisagens. De lá, nós temos uma vista privilegiada do Rio e até de Niterói. É possível ver a Marina da Glória, o Pão de Açúcar, o Aeroporto Santos Dumont, a Ponte Rio-Niterói, a Praia de Icaraí, o MAC, a Praia de São Francisco. Em cada andar, conseguimos ter novos ângulos das vistas.

Por isso, eu acredito que o Centro Cultural Parque das Ruínas é um dos passeios mais interessantes e completos do Rio. E como é gratuito, ele fica melhor ainda.

Falando em passeios gratuitos no Rio, que tal ter um guia completo com 30 opções de lugares pra entrar de graça na Cidade Maravilhosa? Compre o seu aqui!

Deixe um comentário