(GUEST POST) 8 dias em Cartagena de Índias: paraíso que cabe no bolso!

Cartagena de Índias

Olá! Esse é nosso roteiro de 8 dias em Cartagena de Índias, ou apenas Cartagena. A viagem foi no início de dezembro, muito calor, aquele solzão. O povo é maravilhoso e o mar tem a melhor temperatura que já vimos!

Dia 1: curtindo a Cidade Amuralhada!

Fomos de Copa Airlines, conexão rápida no Panamá, apenas 40 min. A Copa já manda sua bagagem direto ao destino final. Chegamos ao aeroporto de Cartagena às 7h da manhã e o fuso é de 3h a menos.

Pegamos um táxi para o hotel, foi muito barato, serviço público mesmo. Foram 15 mil pesos (mais ou menos 17 reais). As corridinhas dentro da cidade não passavam de 10 reais. Porém, se prepare: o trânsito é caótico! As ruas são estreitas, vem carro de tudo que é lado e a buzina é muito usada.

Nos hospedamos no Hotel Quadrifolio, dentro da Cidade Amuralhada (o centro histórico de Cartagena que, como o nome já diz, é todo cercada por muralhas).

Sabíamos que era um Hotel Boutique, mas ficamos surpresos ao sermos recebidos com tanto cuidado: nos deram um paninho com água gelada para limpar o suor, já perguntaram o que queríamos beber de cortesia e, apesar de termos chegado bem antes da hora do check-in, nosso quarto já estava disponível, com cartinha de boas-vindas e tudo. Melhor impossível.

Era hora de explorar as ruas de paralelepípedos de Cartagena. Ainda não tinha dado nem 12h e estávamos com muita fome, mas em Cartagena a maioria dos restaurantes só abre para o almoço depois de 12h30. Para esperar, compramos uma Arepa de Queso dos vendedores de rua. Bem gostosa, é uma massa de queijo frita, devoramos sem nem tirar foto rs.

Depois almoçamos no restaurante Juan del Mar. Comemos um prato de salmão com caviar e patacones (que é tipo um disco frito e feito com massa de banana). Para matar o calor, um Smoothie de Manga. Delicioso!

Queríamos ver o primeiro pôr do sol no Café del Mar, mas o sol caribenho nos enganou: ele nasce cedo, mas também se põe cedo, às 17h30. Chegamos 18h e já tinha passado, mas mesmo assim o tom alaranjado à beira-mar foi lindo e rendeu boas fotos.

Café del Mar

Pedimos apenas algumas bebidas, porque só tinham petiscos e não gostamos muito do atendimento – lá é bastante cheio por ser bem turístico. Fomos passear na cidade à noite e jantar em outro lugar.

As muralhas são incríveis e são bem iluminadas à noite. Você pode caminhar em cima delas, mas eu não tive coragem de andar nas partes mais estreitas, dá uma vertigem rs. Também vimos os jovens fazendo shows de danças típicas nas ruas, muito interessante. O povo do Caribe Colombiano tem grande descendência africana e é bastante animado.

Cidade Muralhada

Paramos para comer no Hard Rock Café Cartagena e o destaque da noite foi a nossa paixão da viagem: a Limonada de Coco!! Que delícia de bebida!

Dia 2: Free Walking Tour

Gostamos de fazer Free Walking Tour, onde você conhece a cidade com um guia local e ao final dá uma gorjeta do valor que achar que ele mereceu. Nosso guia era um senhor que falava espanhol e contou a história da cidade. O passeio dura 4h. Recomendamos.

Almoçamos no restaurante Carmen, um dos melhores da cidade. É um restaurante moderno, com cozinha gourmet. Delicioso o prato de lombo de porco cozido por 12h. Muy rico 😛

Restaurante Carmen em Cartagena

À tarde, foi a vez de conhecermos o Museu da Inquisição e da História de Cartagena. Outra coisa legal de Cartagena é que você pode percorrer tudo a pé no Centro e curtimos mais do pôr do sol nas muralhas.

À noite jantamos no nosso hotel mesmo, porque queríamos provar a comida de lá, já que o café da manhã foi um espetáculo. Delicioso o jantar e também a decoração. Serviço exclusivo só para nós dois.

Dia 3: navegando para a Isla Barú

Cedinho partimos para a marina para conhecer o incrível mar do Caribe. São três tons de azul muito especiais. Escolhemos ficar hospedados por 4 dias na Isla Barú, no Hotel Sport Barú. Eles têm uma lancha particular para realizar o transporte de seus hóspedes.

Isla Barú

Já chegamos ao Hotel iniciando as atividades. Partimos para um tour para conhecer o Oceanário das Islas del Rosário e para fazer o primeiro snorkeling nas águas transparentes, vendo corais, peixinhos e curtindo o mar que tem uma temperatura perfeita.

Oceanário

Voltamos para almoçar no hotel, curtimos uma massagem relaxante e à noite fomos jantar com nossos novos amigos argentinos e chilenos que nos acompanharam durante a estadia na ilha.

Dia 4: areia branca, mar transparente… e a magia dos plânctons.

Esse foi o dia de descansar na Praia Agua Azul, e realmente é muito azul. Não tem ondas quebrando e a temperatura é muito agradável. A lancha do hotel nos levou, ficava a apenas 3 minutos de distância. Como era quinta-feira, a praia era praticamente apenas nossa. Foi uma delícia, o Neuton até aproveitou para andar de jetski, ele mesmo pilotou, mas eu não tive coragem rs.

Playa Agua Azul em Cartagena

À noite, fizemos um passeio muito interessante: fomos de lancha para mergulhar com os plânctons bioluminescentes (aqueles que brilham no mar no escuro). Pena que as câmeras não capturam esse espetáculo da natureza.

Dia 5: mais snorkeling com corais

Como a prática leva à perfeição, resolvemos voltar para mais um passeio de snorkeling nos corais da Isla del Rosario e foi muito bom. Depois tivemos uma visita à Isla Arena que é uma praia bem pequena onde você consegue ver o mar por todos os lados, praticamente 360º.

À noite desfrutamos de um jantar romântico particular com lagosta e vinho no hotel. Foi um momento muito especial para nós dois, fechou com chave de ouro a última noite na ilha!

Dia  6: despedida da Praia Água Azul. Olá Bocagrande

Última manha na praia… era hora de deixar a Isla Barú. Seguimos para o Hotel Hilton Cartagena, em Bocagrande, para descansar com um pouco mais de conforto antes do voo de volta.

O hotel Hilton de Cartagena é enorme, com quartos bem confortáveis e a área de piscinas é excelente. Gostamos da estadia.

Dia 7: artesanato, passeio de chiva e tour aos monumentos

De manhã, voltamos à Cidade Amuralhada em busca das lembrancinhas, tudo muito baratinho, e saímos satisfeitos. Nesse dia consegui minha foto com uma palenquera, que são as tradicionais colombianas que vendem frutas e lembram bastante as nossas baianas.

Palenquera em Cartagena

O almoço foi no La Vitrola. Amamos! Ambiente bacana, bem decorado e à noite tocam música cubana. Comida deliciosa, comemos um corte de carne com ostra caramelizada e a sobremesa foi a melhor torta de coco quente com sorvete do mundo!

Às 14h30,  nos buscaram para nosso passeio de um tour de chiva (ônibus de turismo tradicionais super coloridos e animados). Conhecemos dois pontos turísticos de Cartagena: o Convento de la Popa e o Castillo San Felipe de Barajas.

Chiva em Cartagena

O passeio foi bacana, mas o guia falava em espanhol/inglês em um microfone e não deu pra entender muita coisa, porque as caixas de som eram ruins. E apesar da longa duração (durou a tarde toda), esses passeios sempre acabam sendo corridos, então se tiver tempo, é melhor ir sozinho e terá mais tranquilidade para conhecer os monumentos (que são incríveis) e tirar fotos.

Convento de La Popa

Dia 8: tchau Cidade Amuralhada, vamos relaxar no Hotel…

No último dia, voltamos ainda na Cidade Amuralhada, porque queríamos ter visitado o Museu do Ouro, mas estava fechado em todas as tentativas. Então visitamos o Museu das Esmeraldas, é interessante, mas o objetivo é mais divulgação da joalheria rs. O último almoço foi no El Santisimo, pedimos um salmão que estava muito bom.

Voltamos para o Hotel e fomos curtir o último pôr do sol na praia “privada” do Hotel Hilton. Na verdade é uma ponta da praia com algumas cadeiras, mas havia vendedores lá e outras pessoas, então achamos que a propaganda foi enganosa. Depois, relaxamos nas piscinas mesmo, pois é muito bonita a iluminação à noite do hotel.

Pôr do sol em Cartagena

Dica bônus #1: Tente hospedar-se na Cidade Amuralhada. Apesar de ter diárias mais caras, você ganhará tempo/dinheiro evitando usar táxi para ir para o Centro, que é onde está todo o charme de Cartagena e também os melhores restaurantes.

Dica bônus #2: Vá preparado para o assédio dos vendedores. Se quiser comprar algo, negocie e conseguirá ótimos descontos. Por conta disso, achamos que o passeio da Playa Blanca não valia a pena e não sentimos falta de visitá-la, já a Playa Agua Azul foi perfeita.

Dica bônus #3: As praias da cidade não são do estilo caribenhas, a areia e a água são escuras. Para ter essa experiência, é essencial visitar as ilhas e hospedar-se é o ideal, pois o transporte de lancha é caro (isso se não fizer a dobradinha Cartagena / San Andrés que é o que grande parte dos turistas faz).

Obrigada pelo convite, Cíntia, e a você pela leitura! Até a próxima!