Muita gente acredita que fazer viagens é coisa de gente rica, mas isso não é verdade. É claro que você precisa ter uma graninha sobrando, mas saiba que é perfeitamente possível viajar barato pelo mundo.
Para isso, é importante tentar, ao máximo, economizar nas despesas. Existem várias formas de fazer isso, como evitar comer sempre na rua, escolher as hospedagens mais baratas e optar por passeios gratuitos. É tudo questão de planejamento e decisões acertadas.
Pensando nisso, eu separei 10 dicas neste post que podem ajudar você a fazer viagens mais baratas em qualquer lugar do mundo!
1. Escolha uma hospedagem barata
Quando você pensa em viajar, logo vem à mente um hotel bem conceituado, café da manhã com vários tipos de comida, quartos luxuosos e por aí vai? Bom, se quiser realmente viajar barato pelo mundo, é melhor esquecer essa ideia, já que ela, geralmente, custa caro.
Para economizar, é necessário escolher uma hospedagem barata, como hostel com quartos compartilhados ou privados e casas ou quartos privados em plataformas como o Airbnb. Pode ter certeza que vai sair bem mais em conta que ficar naquele hotel 4 ou 5 estrelas que você estava querendo no início.
Existem também plataformas que oferecem hospedagens gratuitas, como o CouchSurfing e o TrustedHouseSitters, então você pode avaliar essas opções também.
2. Economize na passagem aérea
Ainda que a passagem aérea seja uma das despesas mais caras da viagem, dependendo do destino escolhido, é possível encontrar tickets mais econômicos. Para isso, é importante que você acompanhe sites como Passagens Imperdíveis e Melhores Destinos para ver as promoções.
Além disso, ao procurar as passagens, não se esqueça de fazer a pesquisa com antecedência, usar buscadores como o Skyscanner e Kayak e colocar a aba anônima do navegador. Se quiser economizar mais ainda, vale a pena saber como acumular milhas e viajar com elas.
3. Evite a alta temporada e datas comemorativas
É inevitável: na alta temporada e nos feriados, os preços sobem. E isso vale para tudo, sabia? Hospedagem, passagem, passeios… Portanto, para fugir dos valores altos e, realmente, viajar barato pelo mundo, é necessário que você programe a sua viagem para datas que envolvam a baixa temporada e os dias úteis longe de períodos comemorativos.
Caso você só possa tirar férias em julho ou janeiro, por exemplo, que costumam ser a alta temporada de muitos lugares, fique tranquilo, porque existem outros jeitos de economizar na sua viagem.
4. Verifique os dias em que as atrações são gratuitas
É fundamental que você elabore o seu roteiro de viagem de acordo com a gratuidade das atrações turísticas. Afinal, existem museus, como o MASP (Museu de Arte de São Paulo), que cobram um preço salgado na entrada (R$45), mas oferecem um dia gratuito para os visitantes, que é às terças.
No exterior isso também acontece. Então, faça uma pesquisa apurada sobre os lugares que pretende visitar no destino e veja quando é possível entrar de graça neles.
5. Aposte nos passeios gratuitos
Em muitos destinos, você pode fazer passeios de graça em qualquer dia. Geralmente, são locais ao ar livre. Então, ao apostar nesse tipo de saída, você não gasta nada e ainda consegue se divertir, então é uma ótima dica sobre como viajar barato pelo mundo.
6. Não faça todas as refeições na rua
Você tirou férias e nem sonha em cozinhar durante os dias de viagem? Se está pensando assim, saiba que vai gastar mais dinheiro ao longo dos dias.
Por isso, recomendo que você não faça todas as refeições, como café da manhã, almoço e janta, fora do lugar em que se hospedou. Em um dia, lanche e almoce na casa e, à noite, saia para jantar, por exemplo. Se quiser economizar mais, opte por fazer todas as refeições na casa durante um dia e, no outro, abra exceções.
7. Evite comer em locais próximos aos pontos turísticos
Ainda sobre alimentação, é importante que você evite comer em restaurantes que ficam bem próximos aos pontos turísticos. Afinal, por terem uma localização privilegiada, eles aumentam o preço dos pratos, o que, inevitavelmente, vai encarecer a sua viagem. Por isso, sempre que possível, escolha locais mais afastados.
8. Priorize andar a pé ou com transporte público
Se você estiver em um lugar onde as atrações são relativamente perto umas das outras, por que não caminhar um pouco e, assim, economizar dinheiro? É claro que isso vai depender do seu condicionamento físico, mas, se você tiver capacidade e disposição, explore o local a pé mesmo.
Outra opção é usar o transporte público, que certamente vai sair mais barato que usar táxis, por exemplo. Já se você estiver viajando com outras pessoas, usar algum serviço de transporte privado e dividir o valor da corrida com todo mundo também pode valer a pena.
Já se as atrações forem muito distantes umas das outras, o que costuma acontecer em destinos de natureza, uma boa opção pode ser alugar um carro. Para isso, recomendo a Rentcars.
9. Controle o impulso de fazer muitas compras
Você tem o costume de fazer muitas compras durante as viagens? Então é bom repensar esse hábito se quiser viajar barato pelo mundo. Afinal, você compra uma coisinha ali, outra aqui e, quando vai ver, descobre que já gastou R$100. E assim o dinheiro começa a ir embora.
Então, antes de comprar muitos presentes pra si (ou para os outros), veja se eles não vão extrapolar o seu orçamento e se eles são, realmente, necessários.
10. Dê preferência para os destinos econômicos
Você pode economizar em qualquer viagem. No entanto, isso não significa que ela será barata. Afinal, isso depende de muita coisa, como o câmbio da moeda, por exemplo.
Então, se a sua ideia é viajar barato pelo mundo, opte por destinos econômicos. Que tal viajar pelo Brasil ou pela América Latina mesmo? Ou países asiáticos, como Tailândia e Índia, que podem ter um preço mais salgado nas passagens, mas o resto das despesas é barato?
Ao seguir essas dicas, você consegue viajar barato pelo mundo, não extrapola o seu orçamento e ainda pode viver dias maravilhosos. É tudo de bom, né?
E aí, se animou pra fazer uma viagem econômica? Então, recomendo que veja este post sobre São Thomé das Letras!