Alô, trilheiros de plantão! Este post é pra vocês. No Rio de Janeiro, existem várias trilhas interessantes e com diferentes níveis de dificuldade. Uma que eu fiz e gostei bastante foi a trilha da Pedra Bonita.
O trajeto é simples e a vista de lá do alto é impressionante. Dá pra ver uma parte da Zona Sul e da Zona Oeste. Na frente fica a imponente Pedra da Gávea.
Legal, né? Neste post, vou explicar um pouco melhor sobre como é a trilha da Pedra Bonita, como chegar nela e como fazer essa trilha.
O que saber sobre a trilha da Pedra Bonita?
A trilha da Pedra Bonita fica no Parque Nacional da Tijuca, que é um dos parques nacionais mais incríveis do Brasil, e está dentro do bairro de São Conrado, na Zona Sul da cidade. Pra quem não tem muita experiência, essa é uma trilha perfeita, porque não tem um alto nível de dificuldade.
Por causa da pandemia, os horários de funcionamento podem mudar a todo momento, mas, até então, a trilha está aberta todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. Ela tá funcionando das 8h às 17h, mas é necessário entrar até 15h para fazer a trilha e voltar até às 17h.
Como ir?
Para chegar na entrada do parque, eu peguei um metrô até a estação de São Conrado e depois pedi um Uber para a Estrada da Pedra Bonita. A corrida deu em torno de R$10.
Também dá pra pegar o ônibus 448 do Largo das Flores/da Macumba até o acesso à trilha. O problema é que ele demora muito pra passar.
Caso você tenha carro, essa é a melhor opção pra chegar na trilha da Pedra Bonita. Um pouco depois da entrada do parque, existe um estacionamento (atualmente o limite máximo é de 24 veículos e, quando eu fui, tava vazio). Então, você pode deixar o seu carro lá e depois começar a subida.
Como fazer a trilha da Pedra Bonita?
Assim que os visitantes chegam no Parque Nacional da Tijuca, eles precisam fornecer os dados pessoais para os seguranças. Na volta é a mesma coisa. Isso indica que existe um controle de pessoas, o que é bem importante.
Depois da entrada, caso tenha ido de ônibus ou Uber, você vai subir até o início da trilha. Pra mim, essa foi a parte mais cansativa, porque a subida é íngreme.
No lado direito, você vai ver uma guarita de pedra e ali tem uma placa indicando o início da trilha e o acesso pro voo livre, então, a partir daí, é só seguir a indicação do início da trilha mesmo.
O trajeto praticamente todo é encoberto, mas, no caminho, dá pra encontrar uma vista ou outra da cidade. Ao todo, a caminhada dura uns 30 minutos.
Quando você chegar lá em cima, vai ver que o espaço pra percorrer a pedra é muuuuito amplo! Isso é um mega ponto positivo, porque você não precisa ficar grudado com ninguém.
No lado esquerdo, a vista que temos é da Zona Sul da cidade: São Conrado, Rocinha, Leblon, Ipanema… Já no lado direito, dá pra ver muito bem a Barra da Tijuca. Na frente está a Pedra da Gávea, que é bem maior do que eu pensava. Era possível até ver as pessoas fazendo a trilha nela.
O visual da trilha da Pedra Bonita é realmente impecável e mostra o quanto a cidade do Rio é absurdamente linda. Então, vale muito a pena fazer esse passeio gratuito por lá!
Falando nisso, você sabia que eu tenho um Guia de Passeios Gratuitos no Rio de Janeiro? São 30 opções incríveis de lugares pra você conhecer sem pagar nada!