Antes de começar a falar do blog, acho importante falar um pouco sobre a minha história. Meu nome é Cíntia Albuquerque, sou jornalista, mestra em Comunicação e redatora freelancer. Moro na periferia de São Gonçalo com os meus pais e mais quatro cachorros (sim, eu amo bichos).
Desde a pré-adolescência, eu não tinha o sonho de formar uma família, casar e tudo mais, porque o meu foco sempre foi o mesmo: conhecer o mundo.
Hoje, com 25 anos, posso dizer que algumas coisas mudaram. Agora, eu quero, sim, casar. Ter filhos, talvez. Conhecer o mundo? Com certeza. Esse desejo é imutável.
No entanto, como sabemos, grande parte dos brasileiros não têm o privilégio de fazer viagens por aí. Aliás, mais da metade deles, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc/IBGE) de 2018, têm renda mensal menor que um salário mínimo, o que escancara a desigualdade social no nosso país.
Por que estou falando isso? Bom, porque, por muito tempo, eu não pude explorar o mundo por não ter condição financeira suficiente pra isso. Fui para a universidade e conheci pessoas que fizeram intercâmbio, Eurotrip, enquanto eu nunca tinha saído do meu estado – quer dizer, depois de um tempo, meus pais me falaram que eu fui pra Góias com menos de um ano, será que conta?
Felizmente, a minha situação financeira e a da minha família melhoraram, então eu pude começar a colocar em prática o meu sonho mais antigo. Mas ainda estou longe de chegar no lugar que almejo. E fico feliz por isso, pois significa que eu ainda tenho muito o que viver nesse mundão.
Então, eu decidi criar o blog pra mostrar a você, que tem uma realidade semelhante a minha, que é possível, sim, sonhar. E realizar, o que é melhor ainda.
Você pode, e deve, se imaginar nos lugares mais incríveis e acreditar que vai conhecê-los um dia. Mas isso, é claro, depende de uma combinação de fatores, entre eles o planejamento – e é justamente nisso que eu vou tentar ajudar você.
Com o “Rota de Sonhos”, você vai encontrar dicas sobre como economizar com hospedagem e passagem, como encontrar passeios gratuitos ou baratos, onde comer sem gastar muito e por aí vai. Espero que, com as minhas dicas, você consiga tirar os sonhos do papel.