Quem ama praias não pode deixar de visitar a Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Esse paraíso a pouco mais de 100 km da capital tem alguns dos mares mais paradisíacos de todo o estado.
Além disso, viajar para essa região não é um passeio caro, dependendo do destino que você escolher se hospedar. Neste artigo, vou falar sobre 4 cidades que você pode conhecer por lá.
O que é a Região dos Lagos no Rio de Janeiro?
A Região dos Lagos recebeu esse nome por estar situada entre dois lagos, que são o de Araruama e o de Saquarema. Também conhecida como o Caribe Brasileiro, essa área abriga 7 cidades:
- Araruama;
- Arraial do Cabo;
- Búzios;
- Cabo Frio;
- Iguaba Grande;
- São Pedro da Aldeia;
- Saquarema.
O município mais próximo do Rio é Saquarema, localizada a 120 km de distância. Já o mais afastado é Búzios, distante a 176 km.
Esse litoral tem um mar gelado e com tons de azul-turquesa, originando uma paisagem única entre as formações rochosas e os cactos, que dão uma característica árida ao local.
A Região dos Lagos no Rio de Janeiro é o local ideal para quem deseja ter contato com um lado maravilhoso da natureza e para quem não abre mão da boa infraestrutura durante os dias de sossego.
Como chegar na Região dos Lagos no Rio de Janeiro?
Existem diferentes formas de ir para a Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Uma delas é pelo aeroporto em Cabo Frio, mas ele não recebe voos de qualquer lugar do Brasil.
Se você mora fora do estado, a melhor opção é pegar um avião até o Galeão ou Santos Dumont, na capital, e de lá partir para a Região dos Lagos de ônibus ou de carro.
Os ônibus são da aviação 1001 e saem diariamente da Rodoviária Novo Rio. O preço gira em torno de R$60 por trecho. Já se quiser ir de carro, basta contratar o aluguel. Nesse caso, indico a Rentcars. Então, você vai seguir pela Ponte Rio-Niterói e, depois, pela Via Lagos até a cidade escolhida.
Quando ir para a Região dos Lagos no Rio de Janeiro?
Praticamente qualquer período do ano é válido para conhecer a Região dos Lagos. No entanto, entre junho e setembro, as temperaturas se reduzem um pouco. Então, entrar naqueles mares gelados pode ser mais difícil. Por isso, as cidades ficam mais vazias e os preços dos serviços turísticos costumam diminuir.
Essa área recebe mais visitantes durante o verão, ou seja, entre os meses de dezembro e março. Dependendo do período, as cidades ficam muito cheias e isso pode influenciar até no trânsito, deixando-o bem congestionado. Além disso, o preço da hospedagem e passeios aumenta. Mas o lado bom da alta temporada é que o sol está mais quente e deixa os dias mais bonitos.
Quais cidades conhecer na Região dos Lagos no Rio de Janeiro?
Se você quer conhecer a Região dos Lagos no Rio de Janeiro, então precisa decidir bem a cidade (ou as cidades) que deve visitar. Pensando nisso, selecionei os 4 lugares que eu mais gosto por lá.
1. Arraial do Cabo
As praias de Arraial formam cenários paradisíacos, pois têm as águas mais azuis e cristalinas de toda a região. Por isso, atrai bastante quem gosta de praticar o mergulho.
A Praia do Forno é um dos maiores destaques da cidade, sendo acessada por uma trilha de 15 minutos, que oferece uma vista privilegiada da praia, ou por lanchas. O mar é bem claro e as pessoas fazem snorkel para ver os peixes e corais. Também é comum a prática do stand-up paddle.
As prainhas do Pontal do Atalaia também merecem a sua visita. Elas são compostas de duas praias acessadas por uma escadaria que já mostra uma visão do espetáculo que é esse lugar. Na parte esquerda da praia ainda é possível ver a Gruta do Amor, formada quando a maré está baixa.
Outro destaque é a Praia do Farol, que tem águas transparentes e areia bem clarinha. Para chegar até lá, é necessário pegar um barco e há um tempo de permanência de 45 minutos no local.
Existe também a Praia Grande, contando com a orla mais bem estruturada da cidade. Essa praia tem boas ondas e dunas e, ao final da tarde, as pessoas se reúnem para jogar futebol, vôlei ou praticar slackline, além de assistir um belo pôr do sol.
Você também pode conhecer a Praia dos Anjos, onde existe a concentração de lojas e restaurantes. Por lá também é possível ver diferentes barcos no mar.
2. Búzios
Entre os séculos XX e XXI, Búzios atraiu argentinos e é bem comum encontrá-los pela cidade. No entanto, não foram apenas eles que se conquistaram pela região, que atualmente recebe visitantes dos mais diversos lugares.
Uma dica é começar conhecendo Búzios pela Orla Bardot, passando pela praia dos Ossos e pelas praias da Azeda e Azedinha. O deslocamento é bem curto, durando cerca de 10 minutos, e você pode se deliciar nas águas calmas e mais quentes que em Arraial.
Existe também a Praia de Ferradurinha, que tem águas azuladas e areias douradas. Por lá, é possível fazer passeio de caiaque, stand-up paddle, pedalinho ou apenas descansar com um visual incrível.
Outra opção é a Praia de Geribá, que é a mais agitada de Búzios. O local tem ótima infraestrutura e é ideal para praticar esportes como surf e windsurf.
Não deixe de visitar também as praias de João Fernandes e João Fernandinho. As duas ficam lado a lado e têm um cenário maravilhoso. Enquanto a primeira conta com maior infraestrutura e tamanho, a segunda é menor e tem um acesso mais rústico.
À noite, o ideal é passear pela Rua das Pedras, onde existem diferentes opções de restaurantes e bares para conhecer. Pelas ruas de paralelepípedo, você também pode encontrar algumas lojas.
3. Cabo Frio
Cabo Frio fica em uma área central da Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Por isso, costuma ser a melhor opção para quem deseja se hospedar e conhecer toda essa área.
A Praia do Forte é a mais famosa da cidade e fica na parte central. A faixa de área é extensa, mas, ainda, assim, fica lotada em dias de sol. Assim como outras praias da Região dos Lagos, essa tem águas cristalinas e geladas.
No centro também há a Praia das Dunas que, como o próprio nome diz, tem dunas preservadas na frente do mar. Ao contrário da praia vizinha, essa fica mais vazia.
Outras duas opções são as Praia das Conchas e do Peró, que ficam lado a lado. Enquanto a primeira tem acesso rústico, a segunda é melhor estruturada. Você ainda pode subir no mirante que existe na Praia das Conchas e observar a região.
O destaque de Cabo Frio é a Ilha do Japonês, acessada por barco a partir do bairro da Passagem. O mar é bem calmo, a infraestrutura local é boa e você ainda pode fazer trilha pelo Parque Municipal da Boca da Barra.
À noite, Cabo Frio tem diferentes opções de bares e restaurantes. Recomendo que você fique no bairro da Passagem, que é o polo gastronômico da cidade, e aproveite a região.
4. Saquarema
As três cidades anteriores são as mais visitadas da Região dos Lagos no Rio de Janeiro, mas existe uma que também merece entrar neste artigo: Saquarema. Em relação ao custo, esse destino é bem mais barato que os anteriores, até porque é menos turístico.
A Praia da Vila é a principal praia da cidade. Ela tem uma faixa de areia larga e extensa, e o mar costuma ser agitado. Existe também a Prainha, que fica entre a Praia da Vila e a Igreja Nossa Senhora de Nazareth.
Já praia mais famosa de Saquarema é a de Itaúna, considerada o paraíso do surf. Inclusive, por lá já aconteceram etapas de campeonatos mundiais de surf. Mas a melhor praia para quem quer tomar banho é a da Barrinha, localizada na união entre a lagoa e o mar. Por isso, as águas são bem calmas.
Você também pode fazer conhecer a Lagoa de Saquarema. É possível nadar, praticar stand-up paddle e até fazer um passeio de barco.
Enfim, a Região dos Lagos no Rio de Janeiro é uma área especial para quem ama praias e curte ter dias tranquilos em cenários paradisíacos. Por isso, se você é esse tipo de viajante, não tenho dúvidas que vai se apaixonar por lá!
Gostou deste artigo? Se quiser ver outras dicas de viagens, me siga nas redes sociais! Estou no Instagram, YouTube, Facebook e Pinterest.