O turismo em Florianópolis é marcado por praias e isso não acontece à toa, já que a cidade tem várias opções para todos os gostos. Você curte um surfe? Prefere águas calminhas? Quer um lugar badalado ou a sua preferência é por locais menos agitados possíveis? Então, precisa conhecer as praias em Florianópolis.
Existem as praias do Norte, do Leste e do Sul da Ilha, cada uma com o próprio encanto. Por isso, neste post, vou falar melhor sobre elas. Boa leitura!
Praias em Florianópolis: Norte da Ilha
Eu me hospedei durante duas semanas no Norte de Floripa. Então, consegui conhecer bem as praias de lá. Por isso, primeiro, vou falar sobre elas.
Inclusive, recomendo que você se hospede na região que vá frequentar mais, porque o trânsito em Florianópolis, ainda mais na alta temporada, é bem congestionado e cansativo.
1. Praia Brava
Como o próprio nome já diz, a Praia Brava é pra quem gosta de mares agitados, inclusive é um dos points preferidos dos turistas em Florianópolis. A praia tem água gelada, cristalina e uma extensa faixa de areia.
Durante a caminhada até chegar lá, você pode ir a um mirante e ter uma vista panorâmica da região (que é um espetáculo!). Se você quiser se aventurar, ainda é possível fazer um voo de parapente.
A praia é rodeada de natureza e tem boa infraestrutura, com barracas e quiosques à beira-mar, pra quem quiser passar o dia inteiro por lá.
2. Praia dos Ingleses
Com 5 km de extensão, a Praia dos Ingleses é uma das praias em Florianópolis que são mais agitadas. O local é dividido em três partes: norte, centro e sul; sendo a área central a mais próxima de restaurantes e hotéis. Pelo bairro, acontecem vários shows e festas, o que deixa o lugar ainda mais movimentado.
Essa praia atrai famílias com crianças e idosos que procuram água morna, além de pessoas que gostam de praticar esportes. No inverno, ainda acontece um festival tradicional que é a pesca da tainha.
3. Praia do Santinho
A Praia do Santinho é isolada, tem uma extensa faixa de areia, ondas altas e água gelada, sendo mais frequentada pelos surfistas. O local tem vegetação da Mata Atlântica e você também pode conferir pinturas rupestres nas pedras.
Quando fui, o tempo não favoreceu muito, porque estava bem nublado e um pouco frio, mas, ainda assim, a visita valeu a pena, porque a paisagem é linda!
4. Praia da Daniela
Com águas mornas e claras, estilo piscina, a Praia da Daniela é a ideal para famílias com crianças. De lá, é possível ver o continente. No canto direito da praia tem as pedras e no direito há um manguezal.
A faixa de areia é estreita, então, na alta temporada, é bom chegar cedo para conseguir o seu espaço. Em relação à infraestrutura, há poucas barracas que vendem comida ou fazem o aluguel de mesa, cadeira e guarda-sol.
5. Praia de Jurerê
Quando o assunto envolve as praias em Florianópolis, é impossível não citar Jurerê, que é a mais popular de todas. Essa praia é dividida em Jurerê Tradicional e Jurerê Internacional.
Enquanto a primeira atrai quem procura agitação, inclusive tem beach clubs com baladas diurnas e noturnas, além de restaurantes luxuosos, a segunda é mais indicada para aqueles que buscam tranquilidade.
Praias em Florianópolis: Leste da Ilha
Na região Leste também há diferentes (e ótimas) opções de praias em Florianópolis. A seguir, confira quais são elas!
6. Praia Mole
Sendo próxima do centro e bastante frequentada por jovens, a Praia Mole é bem movimentada e com ótima infraestrutura, contando com restaurantes e barracas.
Esse nome é por causa da areia, que é muito fofa. Já o mar tem água mais fria e atrai surfistas. Por ter ondas fortes e profundidade alta, essa praia não é recomendada para famílias com crianças.
7. Praia da Galheta
Já pensou em praticar o nudismo em uma das praias em Florianópolis? Então, conheça a Praia da Galheta, onde é permitido, mas não obrigatório, ficar nu.
Essa praia é quase deserta, fica no Parque Natural Municipal da Galheta, em que há preservação permanente, e não tem uma boa infraestrutura. Por isso, se quiser passar o dia por lá, não se esqueça de levar os seus pertences.
8. Praia da Joaquina
Outra queridinha dos jovens é a Praia da Joaquina, além de também ser uma das praias preferidas dos surfistas. Inclusive, foi lá que eu tomei uns belos caldos.
Quanto à infraestrutura, o local tem várias opções de restaurantes e barracas para alugar itens de praia. À esquerda, você pode subir nas pedras e ter outra vista da praia.
Se quiser, vale a pena ir para as Dunas de Joaquina, que ficam antes de chegar na praia, e praticar o sandboard. Por lá, a vista também é um espetáculo.
Praias em Florianópolis: Sul da Ilha
Já no Sul de Florianópolis, você se depara com menos construções e mais natureza. Então, se o seu objetivo é ter tranquilidade, talvez o ideal seja se hospedar por lá. Veja quais são as principais praias dessa região!
9. Ilha do Campeche
Em frente à Praia do Campeche está a Ilha do Campeche, que foi tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. Além de ter praias com águas transparentes, existem várias inscrições rupestres que são protegidas em sítios arqueológicos. Por lá, é bem comum a prática do mergulho.
Para chegar até a Ilha, existem diferentes opções, como um passeio de barco a partir da Barra da Lagoa ou por meio dos barcos de pescadores que saem da Praia da Armação.
10. Praia da Lagoinha do Leste
Considerada uma das praias em Florianópolis mais bonitas, tanto por turistas quanto por moradores, a Praia da Lagoinha do Leste é um paraíso com difícil acesso. Para chegar até ela, você deve encarar 1h de trilha pesada pela praia do Pântano Sul ou cerca de 3h a partir da Praia do Matadeiro.
O local tem dunas, cachoeiras, morros e uma lagoa próxima à faixa de areia. Tudo isso no meio da Mata Atlântica. Deu para entender por que muitas pessoas não desistem de ir para a praia por causa da trilha, né?
Essas foram as minhas dicas sobre as praias em Florianópolis para você conhecer. Em relação à hospedagem, se quiser ficar em uma região que tem melhor infraestrutura para turistas, indico a parte Norte da Ilha. Se preferir a menor movimentação possível, vá para o Sul.
Gostou deste artigo? Para continuar me acompanhando em outros canais, me siga no Instagram, Facebook e Pinterest!