Pra quem gosta de história, sossego e natureza, Petrópolis (Rio de Janeiro) pode ser um destino interessante para conhecer. Dom Pedro II fundou essa cidade para passar os meses mais quentes do ano por lá.
Por isso, até hoje Petrópolis tem várias marcas do período colonial, principalmente na região do Centro Histórico. Fora dele, existem atrações na natureza que, com certeza, vão fazer você relaxar e curtir os momentos sem pensar em problemas.
Neste texto, vou mostrar como você pode chegar em Petrópolis (Rio de Janeiro), quando ir e o que fazer pela cidade!
Como chegar a Petrópolis (Rio de Janeiro)?
Petrópolis fica na Serra do Rio de Janeiro, apenas a 70 km da capital do Rio, então a distância é relativamente curta. Se você quiser ir de carro, basta seguir pela BR-040. Não tem erro! O trajeto demora de 1h a 1h15, então é rápido.
Já se preferir ir de ônibus, uma opção é pegar a condução das viações Única e Fácil a partir da Rodoviária Novo Rio. O trecho leva cerca de 1h30 e o preço da passagem vai de R$26 a R$30. Então, não é tão caro caso você saia da cidade do Rio.
Quando ir para Petrópolis (Rio de Janeiro)?
Petrópolis (Rio de Janeiro) é uma cidade que vale a pena ser visitada em qualquer época do ano, mas o período mais indicado é no inverno, entre os meses de junho, julho e agosto. Assim, você vai poder curtir aquele friozinho de montanha.
Aliás, é nesse período que você pode conhecer a Bauernfest, que geralmente acontece entre o final de junho e início de julho. Pra quem gosta de cerveja, esse é um festival imperdível.
Durante o verão, é comum que a temperatura fique mais alta e a cidade enfrente mais chuvas. Portanto, é importante verificar a previsão do tempo antes de fazer a viagem, porque pegar aquela estrada em dia muito chuvoso não é algo aconselhável.
O que fazer em Petrópolis (Rio de Janeiro)?
Você já tem as principais informações para planejar quando e como ir para Petrópolis (Rio de Janeiro), então chegou a hora de montar o roteiro. A seguir, veja as opções de passeios que você pode fazer pela cidade.
Catedral de São Pedro de Alcântara
A Catedral de São Pedro de Alcântara já chama a atenção pelo seu exterior neogótico. Sem dúvidas, foi uma das igrejas mais bonitas que eu conheci.
Você pode entrar de graça na catedral e até conhecer o Mausoléu Imperial, onde ficam os restos mortais de Dom Pedro II, Tereza Cristina, Princesa Isabel e Conde d’Eu.
Museu Imperial
Uma das atrações mais conhecidas na cidade é o Museu Imperial, onde você pode conhecer diversos pertences da Coroa Portuguesa: móveis, roupas, pinturas e documentos são alguns deles.
Uma curiosidade é que, para passear pelo museu, é necessário usar pantufas para não arranhar o piso. Se você for com crianças para esse lugar, certamente elas vão adorar essa informação.
Essa atração também tem outros espaços, como jardins, então, se você tiver interesse, pode ser uma boa ideia passar um tempo por lá.
Depois de adolescente/adulta, só fui ao Museu Imperial uma vez para ver como era mesmo, porque não curto muito dar “ibope” para lugares que, de certa forma, reverenciem o período colonial.
Casa de Santos Dumont
Um lugar interessante para visitar em Petrópolis (Rio de Janeiro) é a Casa de Santos Dumont, o pai da aviação. O lugar conta com pertences do aviador e, até mesmo, invenções criadas por ele. Aliás, a própria casa foi desenhada pelo Santos Dumont.
Para entrar na casa, todos devem subir as escadas com o pé direito. Bastante supersticioso, o aviador inclusive colocou meios degraus justamente para que as pessoas usassem primeiro o pé direito.
Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal é um dos lugares mais bonitos do Centro Histórico da cidade. Ele foi encomendado por Conde d’Eu como um presente para a esposa Princesa Isabel.
Um fato interessante e nem sempre comentado é que o Palácio de Cristal foi o lugar onde os últimos escravizados foram libertos em 1888.
O local levou esse nome por ser revestido, em sua maior parte, de vidro. Atualmente, o Palácio de Cristal abriga eventos culturais de Petrópolis, então não deixe de visitá-lo durante a sua estadia por lá.
Avenida Koeller
A rua mais famosa de Petrópolis (Rio de Janeiro) é a Avenida Koeller, que abriga várias mansões e prédios históricos. A Princesa Isabel inclusive morou em uma das mansões de lá. Aliás, cada construção que foi importante historicamente tem uma plaquinha na frente, então vale a pena andar prestando atenção nisso.
Pela avenida, você vai ver lugares como a Praça da Liberdade, onde os ex-escravizados se encontravam para negociar a liberdade dos colegas que ainda eram feitos de escravos. Também é possível ver o Solar Dom Afonso, que foi um casarão de estilo neoclássico, mas hoje é um hotel.
Cervejaria Bohemia
Mais uma vez, pra quem gosta de cerveja, Petrópolis tem um passeio super interessante: tour na Cervejaria Bohemia. Durante essa experiência, você vai saber mais sobre a história dessa bebida no Brasil e as origens dela.
Além disso, vai descobrir quais são os diferentes ingredientes e características de vários estilos de cerveja. Bem legal, né?
Você ainda tem direito a experimentar três chopinhos de rótulos especiais. Depois, se quiser, pode ficar no boteco Bohemia no final do tour e saborear os petiscos bem elogiados do lugar.
Itaipava
O distrito de Itaipava fica em Petrópolis e é um lugar que tem conquistado viajantes. Uma das atrações do local é o Parque Municipal de Itaipava, onde você pode fazer piquenique e caminhada.
Também vale a pena conhecer a Feirinha de Itaipava e explorar algumas das 400 lojinhas que ficam por lá. Outra atração interessante é o Castelo de Itaipava, que é o único castelo medieval da América Latina.
Já para quem gosta de praticar o ecoturismo, pode ser interessante fazer a trilha da Pedra de Itaipava e conhecer a Cachoeira da Macumba.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Por último, durante a sua viagem para Petrópolis (Rio de Janeiro), não deixe de conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Pra quem prioriza o contato com a natureza, esse passeio é imperdível.
O parque tem diferentes trilhas, cada uma com um nível de dificuldade específico. Na minha última vez por lá, eu fiz o Circuito das Bromélias, que dura 30 minutos e é bem tranquilo. Já para os aventureiros de plantão, uma boa dica é fazer a travessia de Petrópolis até Teresópolis.
Como você pôde perceber, existem vários passeios interessantes para fazer em Petrópolis (Rio de Janeiro). Além dos que eu falei, existem outros, mas citei os principais. Então, já marca, na sua agenda, uma viagem para a cidade!
Curtiu este post? Se quiser, me siga também nas redes sociais! Estou no Instagram, YouTube e Facebook.