Quer saber o que fazer no Dia dos Namorados pra fugir um pouco da rotina? Nesse caso, uma boa dica é apostar nos passeios ao ar livre no Rio de Janeiro, que geralmente são gratuitos, então ainda é possível economizar.
Existem várias opções, tanto para os casais mais aventureiros quanto para os mais tranquilos. Pensando nisso, fiz esta lista com 5 passeios no Rio pra você aproveitar o dia com o seu mozão!
1. Parque Lage
Uma das atrações turísticas mais conhecidas na Cidade Maravilhosa é o Parque Lage, que fica no Jardim Botânico. Esse lugar, que já foi um engenho de açúcar no período colonial, hoje em dia é um ótimo ponto de encontro para os casais que gostam de apreciar a natureza.
Na parte externa, você pode ver uma gruta artificial, diferentes espécies de plantas, um belo jardim em frente ao palacete e ainda dá pra fazer uma trilha até o Corcovado. Antigamente, as pessoas faziam piquenique nessa área externa, mas, por causa da pandemia, isso não tá mais acontecendo.
Mas o grande destaque do Parque Lage é o casarão. No primeiro andar, você pode ver a piscina, exposições de arte, uma lojinha e um restaurante. Já o segundo andar oferece uma vista bem bacana do jardim e da parte interna do palacete.
Durante a pandemia, pra entrar no casarão, você precisa agendar a visita pelo site: https://www.sympla.com.br/produtor/eavparquelage
2. Trilha da Pedra Bonita
Para os casais aventureiros que querem saber o que fazer no Dia dos Namorados com o objetivo de fugir da mesmice, a Trilha da Pedra Bonita é um passeio que vai surpreender.
A trilha fica entre São Conrado e o Alto da Boa Vista não tem dificuldade alta – na verdade, ela é até simples – e ainda conta com uma vista impressionante da cidade. Lá do alto, você consegue ver São Conrado, Rocinha, Leblon, Morro Dois Irmãos, Vidigal, Pedra da Gávea e Barra da Tijuca.
Outro ponto positivo é que a trilha é muito segura. Logo na entrada do parque, existe o controle de cada pessoa que entra e sai. Além disso, todo o trajeto é bem sinalizado. Eu fiz essa trilha sozinha e não senti perigo nenhum!
3. Lagoa Rodrigo de Freitas
Mais um passeio ao ar livre que eu recomendo bastante para o Dia dos Namorados é a Lagoa Rodrigo de Freitas. Por lá, você e o seu mozão podem fazer várias coisas: correr, caminhar, andar de bicicleta, descansar olhando a vista, fazer piquenique etc.
Eu super recomendo que vocês aluguem uma bicicleta pelo BikeItaú (15 minutos custam 3 reais e 15 minutos extras custam mais 2 reais) e deem uma voltinha pela Lagoa. Depois, podem relaxar em um píer enquanto comem algum lanche.
4. Parque Penhasco Dois Irmãos
Depois que eu conheci o Parque Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, ele se tornou um dos lugares mais legais que visitei no Rio de Janeiro.
O local tem entrada gratuita e quatro mirantes com diferentes vistas da cidade. Além disso, é bem tranquilo e espaçoso, sendo ideal pra quem quer mais privacidade. De lá, você consegue ver vários pontos turísticos da cidade, como o Corcovado, Praia de Ipanema, Praia do Leblon, Jardim Botânico e Lagoa Rodrigo de Freitas.
Algumas pessoas gostam de fazer caminhada e corrida pelo parque, enquanto outras só ficam admirando as diferentes vistas, espécies de plantas e de bichos do lugar. Então, existem opções pra todo mundo.
5. Ilha da Gigoia
Pra quem sentir que nem tá mais no Rio, uma boa dica sobre o que fazer no Dia dos Namorados é visitar a Ilha da Gigoia, que fica na Barra da Tijuca. Ela é super pequena, por isso dá pra conhecê-la bem rápido, mas o ideal é ficar caminhando por lá sem pressa, só observando a calmaria do lugar.
A Ilha da Gigoia tem muito verde, muitos bichinhos (se você ama cachorros e gatos, você vai se apaixonar toda hora por lá), moradores receptivos e diferentes opções de restaurantes. Então, que tal passar o dia dando uma caminhada por lá e, depois, comer em algum restaurante enquanto olha a vista da Lagoa da Tijuca?
Essas foram as minhas 5 dicas de passeios no Rio, caso você queira saber o que fazer no Dia dos Namorados. Se escolher qualquer uma dessas opções, tenho certeza que você e seu mozão vão aproveitar bastante essa data!
Se você curtiu este artigo, aproveite para ler também o post sobre a Região dos Lagos no Rio de Janeiro.