A Liberdade é um dos bairros mais turísticos de São Paulo, sendo bem conhecido por abrigar a maior comunidade japonesa fora do Japão. Se você quiser conhecer o lugar, é importante saber o que fazer no bairro da Liberdade.
Por lá, existem várias lojas e mercados de produtos asiáticos voltados para itens como gastronomia e decoração, então é uma experiência bem diferente visitar esses ambientes. Além disso, aos finais de semana, ainda existe uma feirinha de comidas deliciosas. Portanto, para conhecer melhor os atrativos da Liberdade, continue a leitura!
Como é a história do bairro da Liberdade?
Apesar de, hoje, abrigar uma enorme comunidade japonesa, a Liberdade nem sempre foi assim. Antes dos japoneses chegarem, quem estava na Liberdade – que se chamava Bairro da Pólvora – eram os negros.
O bairro ainda foi marcado pela escravidão, inclusive há lugares onde a tortura era praticada, mas essa parte da história da Liberdade não é muito contada. Depois da 2ª Guerra Mundial, houve um aumento no número dos imigrantes japoneses no Brasil, que começou a ocupar também a Liberdade, transformando o bairro no que ele é hoje.
Como chegar?
Se você quiser ir de transporte público para a Liberdade, uma boa ideia é pegar o metrô. Nesse caso, é necessário descer na estação Japão-Liberdade, que faz parte da Linha 1-Azul do metrô. Ao descer nessa estação, você já estará na Praça da Liberdade e, de lá, basta seguir para as atrações do bairro.
O que fazer no bairro da Liberdade?
Depois de conhecer um pouco melhor a história do local e como chegar nele, este é o momento de saber o que fazer no bairro da Liberdade. Saiba mais a seguir!
Mercados especializados em produtos asiáticos
Pra mim, a parte mais interessante da Liberdade é conhecer os mercados que vendem produtos asiáticos. Existem vários deles e eu recomendo que você visite o máximo possível, porque os preços dos produtos podem variar a cada lugar. Olha só alguns mercados que eu conheci:
- Empório Azuki;
- Marukai;
- Casabueno;
- Korea Market.
Você vai encontrar uma infinidade de miojo, muitos refrigerantes e refrescos que não encontramos em mercados tradicionais, diversos biscoitos com sabores inusitados, mil e uma balas diferentes e por aí vai. Infelizmente, os preços desses itens costumam ser altos, por isso, volto a dizer, não deixe de garimpar em diferentes mercados.
Quando o assunto é comida, uma surpresa boa da Liberdade é que o chocolate Milka tem um valor bem interessante. Cheguei a encontrar uma barra por R$10, o que é um milagre aqui no Brasil.
Lojas de decoração e papelaria
Além das comidas, a Liberdade também é um lugar ótimo pra quem gosta de decoração e papelaria. Por lá, é possível ver diversas canetas e cadernos, é tudo super fofo e dá vontade de torrar o dinheiro nesses itens.
Você também encontra, com facilidade, objetos de decoração. Das lojas que visitei no bairro, uma que une decoração, papelaria, acessórios e muito mais é a Miniso.
Cápsula Shop
Se você quer saber o que fazer no bairro da Liberdade, não pode deixar de ir na Cápsula Shop. Essa loja é especializada em estamparia, então todas as peças (roupas, sapatos, meias e até panos de prato) têm estampas incríveis! Inclusive, você pode pedir para que eles façam uma estampa na hora.
Além de ter produtos lindos, a loja tem uma decoração incrível. Existem espaços interativos, onde você vai querer tirar várias fotos, tenho certeza. Recomendo muito a visita.
Feira da Liberdade
Se você for no final de semana, não pode deixar de conhecer a Feira da Liberdade. Ela acontece na Praça da Liberdade e reúne várias barraquinhas de comida. E, como você deve imaginar, são comidas asiáticas.
Existem várias opções, como tempura, sushi, pastel… difícil vai ser segurar a vontade de experimentar tudo. Para acompanhar a comida, são vendidos sucos super gostosos e com várias opções de sabores.
Enfim, não faltam dicas incríveis sobre o que fazer na Liberdade em São Paulo. O lugar é historicamente muito rico, além de contar com diversas atrações que fazem você querer voltar lá.
Caso esteja planejando uma viagem para São Paulo, não deixe de ver as opções de hospedagens pelo Booking!