Ainda que a Zona Sul seja a parte mais turística da cidade, a Zona Oeste do Rio de Janeiro conta com lugares bem interessantes e que valem a sua visita, principalmente se você gosta de passeios ao ar livre.
Por lá, existem praias lindas, mirantes e até ilhas. Quer conhecer um pouco melhor desse paraíso carioca? Então continue a leitura!
Mirante do Joá
O Mirante do Joá fica no bairro do Joá, localizado logo após o bairro de São Conrado. O mirante, em si, é bem pequeno e tem alguns azulejos coloridos que dão charme ao lugar. Além disso, tem um banquinho de madeira pra quem quiser descansar apreciando a paisagem.
A partir do Mirante do Joá, você pode ver a Praia de São Conrado, o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea e o Elevado do Joá. Ou seja, é uma vista bem bonita. Por não ser tão conhecido, o mirante não fica cheio. Na verdade, quando eu fui, não havia ninguém além de mim.
Praia da Joatinga
Após visitar o Mirante do Joá, vale a pena conhecer a Praia da Joatinga, que fica a cerca de 1km de distância. Portanto, é bem pertinho. A Praia da Joatinga fica dentro de um condomínio, mas todo mundo pode entrar desde que dê o nome na portaria.
Se você for de carro, ainda mais no verão, o ideal é chegar cedo, porque o estacionamento tem 60 vagas e elas lotam rápido em dias quentes e aos finais de semana.
O acesso até a praia é feito por uma pequena trilha na mata e entre as pedras. É importante tomar cuidado nessa parte, porque as pedras podem ser escorregadias.
A praia é bem pequena, mas deliciosa e muito bonita. Quando eu fui, as águas estavam até cristalinas. Se você for, vai notar a presença de muitos surfistas. Isso porque o mar não é tão calmo, mas não achei tão forte assim. Então, até que dá pra entrar.
Quebra-mar da Barra da Tijuca
Outra ótima opção sobre o que fazer na Zona Oeste do Rio de Janeiro é conhecer o Quebra-mar da Barra da Tijuca, que fica na parte esquerda da Praia da Barra. Um quebra-mar é um tipo de sustentação feita pra que a costa fique protegida da força das ondas do mar.
Por lá, você pode andar em um píer de aproximadamente 50 metros de extensão e apreciar a paisagem, de onde dá pra ver a Pedra da Gávea, a Praia dos Amores e a Praia da Barra. Se você quiser, também é possível sentar e apenas descansar.
Ilha da Gigoia
Por último, não poderia deixar de citar a Ilha da Gigoia, um lugar bucólico e relaxante na Barra da Tijuca. Ela fica bem próxima do continente e a travessia, a partir da beira da Lagoa da Tijuca, não leva nem 5 minutos.
A Ilha da Gigoia é um passeio indicado pra quem quer passear em ruas que parecem do interior e, assim, perder a noção da hora. Não é um lugar pra quem deseja conhecer diversas atrações. Por lá, o ideal mesmo é descansar e curtir a calmaria.
Viu como as opções sobre o que fazer na Zona Oeste do Rio de Janeiro são incríveis? Existem diversos lugares que merecem a sua visita nessa região, então basta escolher algum (ou alguns) deles e planejar o passeio!
Se você curtiu este post, aproveite pra me acompanhar também em outros lugares. Estou no Instagram, TikTok e YouTube.