Não é novidade que o Rio tem vários lugares com paisagens incríveis. Um deles é o Mirante Dona Marta, que é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.
De lá, você consegue ter uma vista panorâmica do Rio de Janeiro, podendo ver desde a Zona Norte até a Zona Sul. Incrível, né? Por isso, esse é um passeio que precisa ser incluído no seu roteiro de viagem pro Rio.
Neste post, eu vou explicar como chegar ao Mirante Dona Marta e o que essa atração turística gratuita oferece pra você.
Como ir?
O Mirante faz parte do Parque Nacional da Tijuca, um lugar que tem diversos pontos que merecem a sua visita, como o Parque Lage, Vista Chinesa, Pedra Bonita etc.
Ele fica na Zona Sul da cidade e o acesso pode ser por Cosme Velho, Santa Teresa ou Alto da Boa Vista. Como não existe um ônibus que te deixe lá, o ideal é ir de carro. Eu fui por Cosme Velho, seguindo a Estrada das Paineiras.
Também existe uma trilha a partir da Favela Santa Marta, em Botafogo, mas, como eu nunca fiz, não sei dizer como é.
Se você não tem carro, o melhor a se fazer é ir de Uber e combinar com o motorista o horário da volta ou pedir pra ele esperar por lá.
Muitas pessoas já falaram que tiveram dificuldade pra pedir Uber lá de cima, então é importante se planejar direitinho. Quando eu fui, até vi alguns táxis parados no estacionamento, mas não sei se eles estão sempre por lá.
Como é o Mirante Dona Marta?
O Mirante Dona Marta em si é pequeno, mas a vista de lá é extraordinária, sério! Porque é uma vista totalmente panorâmica do Rio de Janeiro. Prepare-se pra tirar fotos lindíssimas, viu? A paisagem ajuda bastante nesse sentido.
A partir de lá, você consegue ver diferentes pontos da cidade, como o Corcovado, a Lagoa Rodrigo de Freitas, Copacabana, Botafogo, Flamengo, o Pão de Açúcar, o Maracanã… além do Rio, ainda é possível ver alguns lugares de Niterói, como a Praia de Icaraí, o Caminho Niemeyer e o MAC.
Mas, por ser um ponto turístico bem conhecido, recomendo que você vá em dias que ele não fique muito cheio. Ou seja, fuja dos finais de semana. Por ser bem pequeno, é fácil que ele fique lotado.
Depois de explorar o mirante, você pode ir até o heliponto, que fica quase aos pés do Corcovado. De lá, existe um novo ângulo pra ver a Zona Sul da cidade, principalmente a Lagoa Rodrigo de Freitas, que parece ficar ainda maior a partir dali.
Sem dúvidas, o Mirante Dona Marta é um dos melhores passeios gratuitos no Rio de Janeiro. Saiba que, dificilmente, você vai se decepcionar com ele, viu?
Caso você esteja planejando uma viagem pro Rio, saiba mais sobre o meu Guia de Passeios Gratuitos no Rio de Janeiro!