Se tem uma coisa que eu recomendo pra toda mulher, essa coisa é: viaje sozinha pelo menos uma vez na sua vida. Mas, pra isso, é importante saber como viajar sozinha pela primeira vez.
Quem é mulher sabe como pode ser difícil tomar a decisão de viajar sozinha, porque a gente é capaz de pensar em milhões de coisas dando errado, né? Mas se eu te falar que viajar sozinha é muuuito mais simples do parece, você acredita? Eu fiquei anos adiando esse sonho e, quando ele finalmente aconteceu, eu pensei: “gente, então não é um bicho de 7 cabeças?” Não!
Por isso, reuni aqui dicas importantes pra quem também quer viver essa experiência. Algumas delas foram mulheres que me deram, outras eu criei depois de fazer a minha primeira viagem sozinha para Ubatuba.
1. Comece aos poucos
Se você é uma pessoa que nem sai sozinha de casa, não tem o costume de ir ao shopping, restaurante, praia sozinha, indico que comece a fazer isso pra se acostumar com a ideia de curtir a sua própria companhia e ver como você se sente. Isso é tipo um test-drive da sua viagem solo. No começo, pode ser meio estranho porque você nunca fez isso, mas depois vai virar um vício, acredite em mim.
2. Escolha um destino próximo
Algumas mulheres já viajam pro exterior logo na primeira vez sozinha e eu não acho mesmo que isso seja um problema, mas é importante que a pessoa tenha autoconfiança e saiba se virar em outra língua, né? Pra primeira vez, esse desafio pode ser muito grande, então eu acho que o ideal é escolher um lugar perto mesmo.
Eu, por exemplo, moro no estado do Rio e fui pro estado de São Paulo, em Ubatuba, e, por causa da distância, me senti mais confortável e segura com a ideia de viajar sozinha.
3. Cuidado com a quantidade de dias de viagem
A escolha do tempo de viagem pode determinar se você vai curtir a viagem ou não. De início, eu queria viajar por duas semanas, cismei que queria ficar viajando por 14 dias, mas, ouvindo a minha psicóloga, eu entendi que essa não seria uma boa escolha pra mim naquele momento.
Então é importante fazer um exercício de autoconhecimento pra identificar o que é melhor pra você. Na minha próxima viagem sozinha, eu quero ficar duas semanas viajando, mas agora eu já sei mais ou menos como é e me sinto mais confiante pra fazer isso. Na época eu não sentia. Logo, essa é uma dica fundamental sobre como viajar sozinha pela primeira vez.
4. Pesquise bastante sobre o lugar
Como só você vai ser a única responsável pela viagem, pesquise tudo que puder sobre o lugar que você quer ir. Procure vídeos no YouTube, posts em blogs e no Instagram, porque conhecimento é ouro.
Saiba quais são os bairros mais seguros pra se hospedar, como se locomover na cidade, enfim, pesquise além das atrações turísticas, que é o que a gente geralmente procura quando vai viajar. Não se esqueça que, quanto mais informação você tiver, menos possibilidade de perrengue você vai ter.
5. Saiba que os perrengues vão acontecer
Sim, você pode se planejar horrores e, ainda assim, passar por perrengues. Imprevistos fazem parte da vida, em maior ou menor grau, e é fundamental não surtar toda vez que eles acontecem, ainda mais se você estiver sozinha. Então, quando alguma coisa sair do eixo, lembre-se que pra tudo existe um jeito. Pense nas possíveis soluções, peça ajuda pra quem pode ser útil, mas não deixe os perrengues estragarem a sua viagem.
Quem viu o meu vlog viajando sozinha sabe que eu passei por uns perrengues cabulosos. Eu fiquei de madrugada andando sozinha em Ubatuba, perdi o ônibus da volta, mas tudo isso me ajudou a ver que eu consigo resolver os meus problemas, sabe? E você também consegue.
6. Confie na sua intuição
Intuição não erra, não adianta. Ela pode ser a sua verdadeira proteção, então jamaaaais ignore a sua intuição. Eu sei que às vezes a gente faz isso e acaba se ferrando. Eu te juro, a sua intuição vai te fazer fugir de cilada.
Então, quando você sentir que não é pra ir por tal caminho, simplesmente não vá. Não sentiu uma coisa boa entrando em tal lugar? Vai embora. Mas lembra que intuição é diferente de paranoia, tá? Intuição é aquele sopro que vem. Paranoia já é uma coisa pesada, que te faz ficar matutando sobre o que pode acontecer.
7. Dê um voto de confiança pro ser humano
Outra dica importante e um tanto polêmica sobre como viajar sozinha pela primeira vez é aprender a confiar no ser humano. Eu mesma sou uma pessoa extremamente desconfiada, tá? Pra mim, é um exercício diário tentar confiar nas pessoas e as viagens ajudam muito, mas as viagens solo são outro nível nesse sentido.
Às vezes, você vai precisar de ajuda e vai precisar confiar que aquela pessoa pode te ajudar. Isso não significa que é pra você entrar em carro de gente que não conhece, agir como se o mundo fosse perfeito e não existisse gente ruim. Não é isso que eu tô falando.
Eu só tô falando pra você se permitir se abrir pro mundo, entende? Conversar com as pessoas, não necessariamente fazer amizade. Se você ficar super rígida, achando que todo mundo pode te fazer mal de alguma forma, você não vai conseguir aproveitar a sua viagem.
8. Aproveite
Por último, meu conselho é justamente é esse: aproveite verdadeiramente a sua viagem. Viva tudo que você quer viver, experimente coisas novas, mergulhe no autoconhecimento.
Esse é o momento pra você descobrir uma outra versão sua que talvez você ainda não conheça. Uma versão mais independente e livre. Viajar sozinha é uma experiência maravilhosa que pode realmente te transformar, então se você tem a vontade de realizar esse sonho, não deixe nada te impedir, viu? Nem o seu medo.
Gostou destas dicas sobre como viajar sozinha pela primeira vez? Espero que os conselhos tenham ajudado você a ganhar mais confiança pra começar a planejar a sua primeira viagem solo.
Se você quiser me acompanhar em outras plataformas, me siga no YouTube, Instagram e TikTok!