Ser criança era bom, né? A gente vivia brincando com bambolê, pulando amarelinha, exercitando a imaginação… Sabia que na Casa Torta em Bichinho dá pra fazer tudo isso?
Esse é um espaço dedicado ao resgate da nossa criança interior. Então, lá existem várias atividades super divertidas pra fazer. Além de ser um lugar que entretém bastante, ele também provoca reflexões.
Neste artigo, vou explicar pra você onde fica a Casa Torta, quem a criou e o que fazer por lá.
Onde fica e como chegar na Casa Torta?
A Casa Torta tá em Bichinho (o nome original é Vitoriano Veloso), povoado que fica na cidade de Prados, em Minas Gerais.
Essa região é bem próxima de Tiradentes, então, quando você for pra famosa cidade histórica mineira, vai dar pra conhecer a Casa Torta também. Partindo de Tiradentes, são apenas cerca de 7 km até Bichinho.
Bichinho tem bastante cara de interior e algumas lojinhas de artesanato, ateliês e restaurantes. Por isso, pode ser interessante passar pelo menos uma manhã ou uma tarde por lá.
Quem criou a Casa Torta em Bichinho?
Sabia que a Casa Torta em Bichinho não foi criada por mineiros? Na verdade, a ideia surgiu de um casal de artistas cariocas.
Os atores Renato Maia e Lu Gatelli se mudaram do Rio de Janeiro para Minas e decidiram criar uma sede para a companhia teatral que eles fundaram no Rio, que se chama Entreato.
O local foi desenhado por um cenógrafo e criado por artesãos, dando origem à Casa Torta, um espaço que mistura o universo infantil com a fantasia.
O que fazer por lá?
Muita gente passa na frente da Casa Torta só pra tirar foto com a fachada e vai embora. Pra mim, isso é um grande erro, porque a cereja do bolo tá dentro dela.
Assim que entrei, uma funcionária me deu um roteiro a ser seguido durante a minha visita (que tem duração de 1h). Nesse roteiro, existem várias atividades, como andar com perna de pau, pular amarelinha, jogar totó, pular na cama elástica e por aí vai.
Mas não pense que é “só” isso. Todo o espaço é incrível, incluindo a decoração, que tem muita arte interativa, além de frases de poetas famosos que certamente vão deixar você pensando por um tempo.
As primeiras atividades acontecem no quintal da casa, depois a gente é direcionado a entrar nela. E, mais uma vez, somos surpreendidos com o quanto aquele lugar é incrível.
Tem um cantinho do pensamento, um quadro-negro grande pra você tirar foto na frente da característica que mais combina com você (“exibida, ranzinza, birrenta etc”), quadros de arte que brincam com a ideia da Casa Torta. Já no segundo andar, você pode até fingir que tá numa banda e começar a tocar instrumentos musicais de papel.
Esse lugar é realmente incrível e encanta tanto adultos quanto crianças. Enquanto os pequenos brincam como se não houvesse amanhã, os grandes relembram como era bom ser criança, brincando de um jeito que nem lembravam que existia.
A entrada na Casa Torta custa R$40 a inteira e R$20 a meia. Atualmente, funciona de quarta a domingo, das 10h às 17h. Pra reservar o ingresso, entre no site oficial.
Sem dúvidas, a Casa Torta em Bichinho foi um dos lugares mais sensacionais que já visitei durante uma viagem. Por isso, recomendo pra todo mundo: vá pra lá e resgate a sua criança interior.
Se você quiser me acompanhar em outros canais, me siga no YouTube, Instagram e TikTok!