A Costa Verde é um dos meus lugares preferidos no mundo e isso não acontece à toa, viu? Por lá você pode ver praias com água verde cristalina, Mata Atlântica pra todo lado, enfim, é o paraíso na Terra.
Esse lugar faz parte do Rio e de São Paulo, então tanto cariocas quanto paulistas têm mais facilidade pra chegar lá. Por enquanto, só conheço a Costa Verde do Rio, mas não vejo a hora de conhecer o lado de SP também!
Neste artigo, vou explicar exatamente onde fica a Costa Verde, como chegar nela e quais cidades visitar nessa região.
Onde fica a Costa Verde?
A Costa Verde é um território que vai desde o litoral sul do Rio de Janeiro até o litoral norte de São Paulo. No lado do Rio, as cidades que fazem parte dessa região são Itaguaí, Rio Claro, Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty. Já na parte de São Paulo estão as cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.
E você sabe o porquê do nome “Costa Verde”? É por causa da quantidade de Mata Atlântica que existe nesse lugar. No trecho do Rio, por exemplo, encontramos 85% da vegetação nativa preservada. Confesso que, antes de saber disso, eu jurava que o nome era por causa do mar verde de lá. Até que faria sentido, né?
Como ir para a Costa Verde?
Partindo do Rio de Janeiro, não existe muito mistério em ir pra Costa Verde. Se for de carro, basta seguir a Rodovia Rio-Santos mesmo, mas, se você for pra Ilhabela (SP) ou Ilha Grande (RJ), vai precisar pegar uma balsa ou um flexboat também.
Então, caso prefira alugar carro, veja as opções do Rentcars. Mas também é possível ir de ônibus, já que algumas viações fazem o trajeto. A empresa Costa Verde, por exemplo, vai pra Angra e Paraty. A partir da Rodoviária Novo Rio, o trecho custa a partir de R$57,31.
Quais cidades conhecer na Costa Verde?
Como você viu, existem várias cidades dentro da Costa Verde, mas conhecer todas pode ser uma tarefa mais desafiadora. Então, selecionei 4 delas pra você saber mais!
Angra dos Reis (RJ)
Na parte do Rio, Angra é uma das cidades mais visitadas da Costa Verde. O ponto alto de lá são os passeios na natureza, mas também existem passeios históricos, como o City Tour pelo Centro Histórico de Angra, a Vila de Mambucaba e o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis.
Ao todo, Angra tem 365 ilhas – sim, muita coisa! –, então você não pode deixar de fazer pelo menos um passeio de barco pra conhecê-las. A maior delas é a Ilha Grande. Pra chegar lá, você precisa pegar um barco e recomendo que passe, pelo menos, uns 4 dias nesse lugar.
Ilha Grande é um lugar sensacional e com uma natureza muito rica. Geralmente, os viajantes se hospedam na Vila do Abraão e, de lá, fazem os passeios pela região.
Um passeio que eu fiz foi o Circuito Abraão, que passa pelas praias de Abraão, Julia, Bica, Comprida e Crena – que foi a minha preferida do circuito. Mas toma cuidado com os borrachudos, viu? Esses mosquitinhos são teeensos e bem comuns em toda a Costa Verde.
Em Ilha Grande, eu também fiz outros passeios, como o da Lagoa Azul, que é um lugar surreal de lindo; Volta a Ilha, em que pude conhecer várias praias; e, por último, fui para a Praia Lopes Mendes, que já foi eleita como uma das praias mais bonitas do mundo.
Paraty (RJ)
Paraty, vizinha de Angra, é uma cidade da Costa Verde que tem o meu coração todinho. Vou pra lá desde criança e nunca me canso! Essa cidade une tanto quem prefere passeios históricos quanto quem gosta mais de contato com a natureza, então é um lugar bem diverso.
Por lá, vale muito a pena explorar o Centro Histórico, com as casas de portas e janelas coloridas, calçamento com pedras pés-de-moleque… tudo isso é bem característico da região.
Pelo Centro, você também vai encontrar alguns desenhos geométricos feitos pelos maçons, que inclusive urbanizaram Paraty, e vai ver as ruas alagadas. Já na maré baixa, é possível observar os caranguejos ficam cavando na areia.
Ainda existem diferentes igrejas pelo Centro Histórico e, bem pertinho, você pode ir para a Praia do Pontal só pra apreciar a paisagem.
Mas é claro que você quer conhecer também o mar de Paraty, né? Então uma boa dica é contratar um passeio de barco pra fazer um tour pela região. Eu já fiz passeio de escuna e de barco privativo e, em ambos, consegui conhecer algumas ilhas e praias de lá, então recomendo bastante!
Existem ainda outros passeios por Paraty que muitas pessoas indicam, mas eu nunca fiz, como o Saco do Mamanguá, a Praia do Sono e Trindade.
Ubatuba (SP)
Com mais de 100 praias, Ubatuba é o destino perfeito para os praieiros de plantão. Muitas delas, inclusive, ainda são desertas e com natureza muito bem preservada.
Aliás, Ubatuba é um lugar indicado tanto pra quem prefere esse isolamento quanto pra quem curte mais uma praia com badalação, quiosques, músicas, então é um destino diverso.
Por lá, você pode conhecer algumas comunidades caiçaras, lembrando que os caiçaras vivem no litoral brasileiro e são uma miscigenação de negros, indígenas e brancos europeus.
Além disso, existem diferentes passeios de barco pra conhecer as praias e ilhas da região. Pra quem curte fazer trilhas, também há várias opções, como a Trilha das Sete Praias e a Trilha da Praia das Sete Fontes.
Mas Ubatuba tem um fato inegável: chove bastante. Não é à toa que muita gente apelidou o lugar de “Ubachuva”. O verão é o período mais chuvoso e o inverno é o menos chuvoso, então o ideal é conseguir ir em uma data entre essas duas épocas.
Ilhabela (SP)
Por último temos Ilhabela, que é um arquipélago com 15 ilhas e 40 praias. Existem várias histórias e lendas sobre piratas por lá, além de naufrágios que aconteceram nessa região. Você inclusive pode mergulhar pra ver alguns dos 23 navios naufragados.
O arquipélago tem opções de praias pra todos os gostos. Se você curte mais badalação, pode conhecer a Praia do Curral. Já se prefere praias mais selvagens, pode ir pra Praia de Castelhanos, considerada uma das mais bonitas de Ilhabela. Outra praia queridinha é a do Bonete.
Esses passeios são feitos por agência, que geralmente usa transportes como barco, flexboat e jipe pra fazer os deslocamentos.
Como opção de trilha, existe o Pico do Baepi, que tem mais de 1.000 metros de altura. Lá do alto, você consegue ver as praias de Ubatuba e Caraguatatuba, além de também ver o Canal de São Sebastião.
Percebeu como a Costa Verde é um destino incrível pra conhecer no Brasil? Então já pode começar a planejar a sua viagem pra lá!
Se você gostou deste post, não deixe de se inscrever no meu canal do YouTube. Por lá, existem vários vídeos sobre a Costa Verde.