Independentemente de você ser um conhecido que veio me prestigiar ou uma pessoa que caiu de paraquedas aqui, não tenho dúvidas que deve estar se perguntando por que eu tive a ideia de criar um blog de viagem logo agora. Afinal, parece não existir hora menos apropriada que essa, né?
Eu também me fiz essa pergunta e, aos poucos, comecei a construir a resposta. Então, como primeiro artigo, decidi compartilhar aqui como surgiu a minha ideia e por que eu decidi colocá-la em prática nesse momento.
O início de tudo
Assim como muitos brasileiros, estou enfrentando um baita desafio que é permanecer saudável emocionalmente nesse contexto de pandemia (e crise política, violência policial e mais um turbilhão de coisas). Não tem sido nada fácil. É falta de dinheiro, falta de ânimo, falta de esperança.
Eu entendi que não tenho controle sobre o que está acontecendo, então precisava buscar dentro de mim algum modo de continuar na luta, entende? E quando digo “luta”, quero dizer “vida”, mesmo. Encontrar alguma maneira de querer continuar vivendo.
Como você certamente deve imaginar, esse momento é ainda mais difícil, do ponto de vista emocional, para pessoas que sofrem com transtornos mentais – e eu sou uma delas. A incerteza sobre o futuro somada ao medo do que está acontecendo no presente deixam os dias muito mais pesados.
Então, em um momento de crise, quando eu estava bem mal mesmo, surgiu a ideia de criar um blog de viagem. Na hora, isso pareceu uma loucura, porque é um péssimo timing para lançar um projeto desse tipo.
Quem trabalha com criação de conteúdo, em especial voltado para a área de turismo, tem sido afetado financeiramente durante esse período. Logo, por que eu iria querer me meter nisso agora?
Porque a escrita sempre me salvou. Sempre. Quando eu ficava com o coração partido, eu escrevia. Quando eu ficava sem norte na vida, eu escrevia. Continuar fazendo isso, mas de um modo diferente, pareceu fazer sentido nesse momento.
Mas eu tenho uma enorme dificuldade que é me mostrar ao mundo, sabe? Apesar de ser bem efusiva e expansiva com amigos e familiares próximos, eu sou uma pessoa tímida e reservada com os demais .
Tenho tentado mudar um pouco isso, mas modificar um comportamento que tenho desde sempre não é uma tarefa tão simples.
Então, escrever e divulgar, por exemplo, é uma maneira de me mostrar ao mundo, de quebrar essa barreira que eu mesma construí. Pra você ter noção da minha dificuldade, há muitos anos, eu tive um blog e escrevia alguns posts bem pessoais nele.
Um dia, vi que umas 20 pessoas tinham visualizado um artigo. Eu surtei. Pensei “meu Deus, e agora? Que isso? Como me encontraram?”. Logo tratei de colocar o blog como privado e assim continuei a minha escrita.
Escrever é algo muito íntimo, é uma maneira crua de se expor, por isso eu tenho tanta dificuldade em compartilhar os meus textos. Com esse primeiro passo de criar um blog de viagem, vejo que estou começando, aos poucos, a perder o meu medo.
O que vem por aí
Quando cogitei criar um blog de viagem, eu pensei muito sobre qual seria a minha proposta. E percebi que quero falar para quem tem uma realidade parecida com a minha. Ou seja, pessoas que não são financeiramente privilegiadas, mas têm o sonho de conhecer o mundo.
No menu “Sobre o blog”, eu contei um pouquinho da minha história, mas vou tentar resumir por aqui. Eu não sou uma pessoa endinheirada, não fui à Disney com 15 anos, não fiz Eurotrip quando passei para a faculdade nem nada disso. Aliás, minha primeira viagem internacional foi aos 23 anos, ao contrário da maioria das pessoas da minha sala na universidade.
Ainda assim, eu sempre tive o sonho de visitar cada pedacinho desse planeta e sabia que o dinheiro seria um grande problema. Com o tempo, comecei a colecionar alguns “macetes” para viajar sem gastar muito.
Então, com este blog, pretendo dividir essas dicas com você, para mostrar que é possível realizar os seus sonhos (aparentemente) mais loucos. Eu nunca imaginei que pudesse, por exemplo, conhecer Machu Picchu. Mas conheci. E isso me ensinou que eu ainda posso desbravar muito mais por esse mundo.
Por aqui, você ainda vai se deparar com alguns assuntos como passagens e hospedagens baratas, passeios gratuitos em diferentes destinos, roteiros completos, reflexões sobre temas relacionados ao turismo e, é claro, também vou dividir as minhas experiências e opiniões sobre lugares que já visitei.
Espero que continue acompanhando o blog, porque estou preparando muita coisa legal. Se você, como eu, é uma pessoa que ama viajar, mas não tem muita grana pra isso, tomara que os meus textos possam ajudar de alguma forma. Até mais!
Eu amei a iniciativa! Uma hora toda essa loucura vai passar e a gente vai querer viajar e muito. Gastando menos?? Maravilhoso! Já to empolgada hahahha. Sucesso no blog!
Vai passar sim! E é melhor começar a planejar as viagens, né? Obrigada pelo apoio!
Muito legal! Continue escrevendo sempre!! Ansiosa pelas dicas que, com certeza, muito vão me contemplar por conta da minha realidade. Sucesso para o blog!
Muito obrigada, Julia! Tenho muitos posts bacanas programados sobre isso. Continue acompanhando!
Amei a proposta do blog! Ansiosa para receber as dicas!
Obrigada, Tainá! Continue acompanhando ♥
Esse blog foi feito pra mim!! haha Tenho pensado exatamente sobre essas coisas. Quero conhecer o mundo todinho, mas o orçamento ainda não colabora. Certeza que suas dicas vão ajudar muito! E muito obrigada por compartilhar seus sentimentos! Já sou fã. ♥
Ótimo! Vamos conhecê-lo juntas (ainda que virtualmente)! ♥